Oficinas de voz: reflexão sobre a prática fonoaudiológica

Autores

  • Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi
  • Léslie Piccolotto Ferreira

Palavras-chave:

voz, treinamento da voz, trabalho, docentes, fonoaudiologia

Resumo

Esta comunicação busca refletir sobre o uso de oficinas como um recurso utilizado por fonoaudiólogos que trabalham na área de voz. Servirão de base para esta reflexão dados de uma pesquisa inédita, realizada pelas autoras, com fonoaudiólogos especialistas em voz, que utilizam a oficina como uma de suas formas de abordagem com sujeitos de diferentes faixas etárias e demandas vocais. 60 sujeitos responderam a um questionário composto de oito questões de múltipla escolha. Os dados foram analisados de forma quantitativa e descritiva, e servem de base para as discussões e reflexões apresentadas nesta comunicação. De acordo com os relatos dos fonoaudiólogos que responderam ao questionário enviado, a prática de oficinas na área de voz vem privilegiando a prevenção de alterações vocais, e também a promoção de saúde, ao buscar o bem estar vocal e expressividade, primordialmente de adultos profissionais da voz. Acredita-se que o fonoaudiólogo precisa refletir sobre a prática das oficinas como um processo de educação em saúde, e entender que os seus objetivos devem coincidir com a necessidade de transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi

Fonoaudióloga, Especialista em voz pela PUC-SP/COGEAE. Mestre em Fonoaudiologia pelo programa de Estudos Pós Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP. Doutoranda no Programa de Estudos Pós Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Léslie Piccolotto Ferreira

Fonoaudióloga, Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da PUC-SP; Coordenadora e docente do Curso de Especialização em Fonoaudiologia –Voz– PUC-SP/COGEAE

Downloads

Edição

Seção

Comunicações