Desenvolvimento de linguagem falada em crianças com implantes cocleares expostas à Língua de Sinais

uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i3e71887

Palavras-chave:

Surdez, Implante Coclear, Língua de Sinais, Criança

Resumo

Introdução: Frente ao diagnóstico da surdez, os profissionais envolvidos na intervenção precoce devem informar a família sobre todas as opções de habilitação. Para isso, é fundamental que estejam familiarizados com as evidências científicas. Objetivo: Mapear as evidências científicas disponíveis na literatura sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem falada em crianças com implante coclear (IC) expostas à Língua de Sinais (LS). Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo. As bases de dados Embase, LILACS, PubMed, Scopus, Web of Science e Asha foram consultadas. Para a literatura cinzenta, buscou-se no Google Scholar e ProQuest. Foram incluídos estudos que avaliaram o desenvolvimento da linguagem falada em crianças com IC expostas à LS. Resultado: Sete estudos foram incluídos nesta revisão. O tamanho das amostras variou de 1 a 181 participantes. Discussão: Os estudos incluídos nesta revisão apresentaram resultados divergentes. Alguns estudos apontam vantagens, enquanto outros indicam desvantagens no desenvolvimento de diferentes aspectos da linguagem falada em crianças usuárias de IC expostas à LS. Crianças surdas apresentam características diversas e abrangentes que influenciarão diretamente o desenvolvimento das habilidades. Os achados devem ser interpretados com cautela, considerando as limitações metodológicas observadas nos estudos, como o reduzido tamanho amostral e o predomínio de delineamentos observacionais e estudos de caso. Conclusão: Com as evidências encontradas, não é possível afirmar de forma definitiva se a exposição à LS representa uma vantagem ou desvantagem no desenvolvimento da linguagem falada em crianças usuárias de IC. Destaca-se a limitação dos estudos disponíveis quanto ao tamanho amostral e à robustez metodológica.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Morais da Costa, Faculdade CEAFI

Fonoaudióloga pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Especializada em Audiologia pela Faculdade CEAFI, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Maria Eduarda da Luz Ulbricht, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana - PPGSCH, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba, Paraná, Brasil.

Maria Renata José, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Fonoaudióloga, Mestra e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia e do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Marília, São Paulo, Brasil.

Vanessa Luisa Destro Fidêncio, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, Mestra e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana (PPGSCH), da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

2025-08-19

Edição

Seção

Artigos