Correlações entre diferentes frênulos linguais e alterações na fala

Autores

  • Irene Queiroz Marchesan
  • Adriana Nascimento Teixeira
  • Débora Martins Cattoni

Palavras-chave:

freio lingual, distúrbios da fala, transtornos da articulação, língua

Resumo

Objetivo: realizar revisão bibliográfica sobre o tipo do frênulo lingual e as alterações de fala associadas. Métodos: foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, de 2000 a 2010. Conclusão: de acordo com a literatura revisada, concluiu-se que as alterações do frênulo lingual contribuem para a existência de distúrbios de fala, de origem fonética. Não há evidências de que as diferentes alterações de frênulo causem alterações em diferentes fones, pois independentemente da alteração do frênulo, os fones que se alteram em diferentes graus são: o flape alveolar, os grupos consonantais compostos com [r] e ou [l] e as fricativas alveolares [s] e [z].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Irene Queiroz Marchesan

Fonoaudióloga. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Diretora do CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação.

Adriana Nascimento Teixeira

Fonoaudióloga. Especialista em Motricidade Orofacial pelo CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação.

Débora Martins Cattoni

Fonoaudióloga. Especialista em Motricidade Orofacial pelo CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação; Especialização em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Mestre em Ciências pela FMUSP; Doutora em Ciências da Reabilitação pela FMUSP; Professora do CEFAC – Pós-Graduação em Saúde e Educação.

Downloads

Edição

Seção

Artigos