Voz do professor: gerenciamento de grupos

Autores

  • Leslie P. Ferreira
  • Thelma Mello Thomé de Souza
  • Fabiana Zambon
  • Romi Kawasaki Alcantara Barreto
  • Maria Christina Braz Thut Maciel

Palavras-chave:

voz, docentes, gerenciamento, promoção da saúde

Resumo

Introdução: A intervenção fonoaudiológica com professores está presente desde os primórdios da profissão, porém poucas iniciativas são realizadas em grupo. Objetivo: Descrever a experiência de três programas de Saúde Vocal do Professor e analisar seus aspectos positivos e negativos. Métodos: Foram selecionadas três instituições da cidade de São Paulo com destaque quanto à proposta de programa de intervenção junto a professores. Os princípios e procedimentos foram detalhados e a seguir analisados quanto a convergências e divergências e aspectos pertinentes quanto à atuação em grupo. Resultados e Considerações Finais: Analisando os três programas pode-se perceber que ações de promoção de bemestar vocal, prevenção e tratamento dos distúrbios de voz estão presentes de forma parcialmente focada. Oficinas e palestras são as modalidades educativas mais presentes e os três Programas conseguiram atender quase 20 mil professores. Dentre os resultados positivos, os responsáveis pelos Programas destacam o fato do professor se sentir mais valorizado ao participar das ações e de haver diminuído o número de licenças médicas por alterações na voz. Por outro lado, dentre os aspectos negativos, destaque é dado à dificuldade de adesão por parte do professor, embora haja propostas de soluções para esse problema, que necessariamente devem envolver outras instâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leslie P. Ferreira

Fonoaudióloga; Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia da PUC-SP; Coordenadora e docente do Curso de Especialização em Fonoaudiologia – Voz – PUC-SP/COGEAE.

Thelma Mello Thomé de Souza

Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP; Fonoaudióloga Encarregada do Setor de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde do Servidor (DSS) da Prefeitura do Município de São Paulo e Coordenadora do Programa Municipal de Saúde Vocal da Prefeitura do Município de São Paulo.

Fabiana Zambon

Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM, Fonoaudióloga responsável pelo Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP; Professora do Curso de Especialização em Voz do CEV – CECEV.

Romi Kawasaki Alcantara Barreto

Médica, com especialização em fisiatria e medicina do trabalho; Gerente de Saúde do SESI-SP.

Maria Christina Braz Thut Maciel

Psicóloga, com especialização em Psicologia Clínica e Psicopedagogia; Supervisora de Saúde do SESI-SP.

Downloads

Edição

Seção

Comunicações