Programa de orientação fonoaudiológica para professores da educação infantil

Autores

  • Fabiana C. Carlino
  • Fátima E. Denari
  • Maria da P. R. da Costa

Palavras-chave:

fonoaudiologia, educação, orientação, educação infantil

Resumo

O objetivo do estudo foi elaborar um Programa de Orientação Fonoaudiológica para Professores da Educação Infantil. Participaram da pesquisa cinco professoras de uma creche municipal do interior do Estado de São Paulo. O estudo foi desenvolvido em três etapas: Avaliação Inicial – Aplicação de um questionário contendo questões dissertativas e de múltiplas escolhas de temas da área de Fonoaudiologia; Programa de Orientação - A pesquisadora ministrou palestras, por meio de slides e folders, sobre: Desenvolvimento da Fala e Linguagem; Leitura e Escrita; Voz; Gagueira; Audição. E Avaliação Final - Reaplicação do questionário quanto aos temas da área de Fonoaudiologia. As informações colhidas foram submetidas à análise comparativa do desempenho antes e após o programa. O programa conseguiu reforçar a importância da parceria entre a Fonoaudiologia e a Educação, bem como contribuiu para que o professor alicerçasse suas práticas em conhecimentos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana C. Carlino

Fonoaudióloga, Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Fátima E. Denari

Pedagoga, Professora Doutora Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Maria da P. R. da Costa

Psicóloga, Professora Doutora Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos