Proposta de um programa de bem estar vocal para professores: estudo de caso

Autores

  • Silvia T. Kasama
  • Edson Z. Martinez
  • Vera L. Navarro

Palavras-chave:

voz, disfonia, professores, promoção da saúde

Resumo

Objetivo: Este artigo propõe e analisa um programa de promoção de saúde vocal para professores, caracterizado por ações que buscam a sua adequação às características da rotina dos envolvidos, objetivando fornecer conscientização e percepção dos fatores associados ao processo saúde-doença da disfonia. Métodos: A pesquisa foi conduzida em uma escola com pedagogia Waldorf. Na 1ª etapa do estudo, de avaliação individual, 22 participantes responderam a um instrumento com questões relacionadas à voz e ao seu trabalho. Na 2ª etapa, os participantes foram divididos em quatro pequenos grupos de 2 a 6 pessoas para doze encontros semanais de aproximadamente uma hora de duração, sendo abordados os temas: vivência do problema, anatomia e fisiologia da laringe, higiene vocal, respiração, articulação, ressonância, aquecimento e desaquecimento vocal e revisão dos exercícios. Na 3ª etapa, foi feita uma reavaliação individual e uma avaliação dos encontros. Resultados: As mudanças decorrentes da intervenção se evidenciaram pelas declarações dos participantes, que demonstraram que a ação proporcionou reflexão sobre seus hábitos e as origens de seus problemas vocais, além de trazer a oportunidade de observar o uso sistemático da voz pelos seus alunos, o reconhecimento da importância da voz e a vivência dos efeitos dos exercícios vocais. Conclusão: A proposta de ação de promoção de saúde obteve êxitos na ampliação da percepção e conscientização dos professores a respeito dos fatores que atuam de maneira favorável ou prejudicial à voz.

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Biografia do Autor

Silvia T. Kasama

Fonoaudióloga, Pós-Graduação em Saúde na Comunidade, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP.

Edson Z. Martinez

Professor Associado, Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP.

Vera L. Navarro

Professora Doutora, Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP.

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Artigos