Proposta de um programa de bem estar vocal para professores: estudo de caso
Palavras-chave:
voz, disfonia, professores, promoção da saúdeResumo
Objetivo: Este artigo propõe e analisa um programa de promoção de saúde vocal para professores, caracterizado por ações que buscam a sua adequação às características da rotina dos envolvidos, objetivando fornecer conscientização e percepção dos fatores associados ao processo saúde-doença da disfonia. Métodos: A pesquisa foi conduzida em uma escola com pedagogia Waldorf. Na 1ª etapa do estudo, de avaliação individual, 22 participantes responderam a um instrumento com questões relacionadas à voz e ao seu trabalho. Na 2ª etapa, os participantes foram divididos em quatro pequenos grupos de 2 a 6 pessoas para doze encontros semanais de aproximadamente uma hora de duração, sendo abordados os temas: vivência do problema, anatomia e fisiologia da laringe, higiene vocal, respiração, articulação, ressonância, aquecimento e desaquecimento vocal e revisão dos exercícios. Na 3ª etapa, foi feita uma reavaliação individual e uma avaliação dos encontros. Resultados: As mudanças decorrentes da intervenção se evidenciaram pelas declarações dos participantes, que demonstraram que a ação proporcionou reflexão sobre seus hábitos e as origens de seus problemas vocais, além de trazer a oportunidade de observar o uso sistemático da voz pelos seus alunos, o reconhecimento da importância da voz e a vivência dos efeitos dos exercícios vocais. Conclusão: A proposta de ação de promoção de saúde obteve êxitos na ampliação da percepção e conscientização dos professores a respeito dos fatores que atuam de maneira favorável ou prejudicial à voz.Downloads
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Copyright (c) 2011 Silvia T. Kasama, Edson Z. Martinez, Vera L. Navarro

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