Professores universitários: descrição de características vocais e posturais

Autores

  • Léslie Piccolotto Ferreira
  • Patrícia Jundi Penha
  • Carollina Caporossi
  • Ana Carolina Nascimento Fernandes

Palavras-chave:

avaliação, voz, postura, docentes

Resumo

O objetivo do presente estudo é descrever as características de voz e postura de professores universitários. Participaram do estudo quatro professores universitários, submetidos à avaliação de voz e postura. As gravações foram feitas de maneira controlada e em seguida submetidas à análise perceptivoauditiva da voz por dois juízes experientes. A avaliação da postura foi realizada por um fisioterapeuta com utilização do Software de Avaliação Postural (Sapo). Quanto à queixa de sintomas vocais os de mais idade e com mais tempo de profissão fizeram autorreferência. Na avaliação perceptivo-auditiva da voz, nenhum dos sujeitos apresentou alteração de voz. Na auto-avaliação nenhum dos sujeitos fez referência à desvantagem vocal, dado compatível com a avaliação perceptivo-auditiva. Na avaliação de postura, todos os sujeitos apresentaram inclinação de cabeça, desnivelamento dos ombros e das escápulas e protração de cabeça. Os casos descritos não permitem afirmar que as alterações posturais associadas ao tempo de profissão e ao envelhecimento podem potencializar o surgimento de alteração de voz em professores universitários. Contudo, percebe-se a relação entre voz e postura, sendo necessários mais estudos com um número maior de sujeitos, para conclusões mais assertivas.

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Biografia do Autor

Léslie Piccolotto Ferreira

Professora Titular do Departamento de Fundamentos em Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Patrícia Jundi Penha

Fisioterapeuta; Professora do Departamentos de Fundamentos em Fonoaudiologia e Fisioterapia da PUC-SP.

Carollina Caporossi

Graduanda da Faculdade de Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Ana Carolina Nascimento Fernandes

Fonoaudióloga; Mestranda em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

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Artigos