A estratégia de alongamento compensatório e sua relação com a Consciência Fonológica
Palavras-chave:
criança, acústica da fala, distúrbios da falaResumo
Introdução: a estratégia de alongamento compensatório consiste em um prolongamento temporal na produção de um segmento, na tentativa de preencher o constituinte de um segmento ausente. Acredita-se que crianças com desvio fonológico que fazem uso dessa estratégia apresentam uma maior facilidade em realizar tarefas de consciência fonológica, pois possuem uma representação correta para o alvo ausente. Com isso, este estudo tem como objetivo investigar a possível relação entre a estratégia de alongamento compensatório e a performance em habilidades de consciência fonológica por crianças com desvio fonológico. Métodos: 16 crianças com diagnóstico de desvio fonológico e idades entre 5:0;26 e 6:11;26 participaram desse estudo sendo divididas em dois grupos: grupo que faz uso da estratégia de alongamento compensatório e grupo que não faz uso da estratégia de alongamento compensatório. A estratégia estudada foi identifi cada com auxílio da espectrografi a acústica no software de áudioprocessamento PRAAT. Para a obtenção dos dados foi aplicado o Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica. Os dados foram analisados por meio do teste estatístico Kruskal-Wallis. Resultados: não foram observadas diferenças estatisticamente signifi cativas nas habilidades em consciência fonológica entre os grupos estudados. Conclusões: a estratégia de alongamento compensatório não pode ser tomada como um indício de melhores desempenhos em determinadas habilidades de consciência fonológica. O uso da espectrografi a junto com avaliações clínicas, como a avaliação da consciência fonológica, pode revelar informações importantes sobre o conhecimento fonológico de uma criança, desde o diagnóstico até o término de uma terapia fonológica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Carolina Lisbôa Mezzomo, Helena Bolli Mota, Roberta Freitas Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.