A estratégia de alongamento compensatório e sua relação com a Consciência Fonológica

Autores

  • Carolina Lisbôa Mezzomo
  • Helena Bolli Mota
  • Roberta Freitas Dias

Palavras-chave:

criança, acústica da fala, distúrbios da fala

Resumo

Introdução: a estratégia de alongamento compensatório consiste em um prolongamento temporal na produção de um segmento, na tentativa de preencher o constituinte de um segmento ausente. Acredita-se que crianças com desvio fonológico que fazem uso dessa estratégia apresentam uma maior facilidade em realizar tarefas de consciência fonológica, pois possuem uma representação correta para o alvo ausente. Com isso, este estudo tem como objetivo investigar a possível relação entre a estratégia de alongamento compensatório e a performance em habilidades de consciência fonológica por crianças com desvio fonológico. Métodos: 16 crianças com diagnóstico de desvio fonológico e idades entre 5:0;26 e 6:11;26 participaram desse estudo sendo divididas em dois grupos: grupo que faz uso da estratégia de alongamento compensatório e grupo que não faz uso da estratégia de alongamento compensatório. A estratégia estudada foi identifi cada com auxílio da espectrografi a acústica no software de áudioprocessamento PRAAT. Para a obtenção dos dados foi aplicado o Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica. Os dados foram analisados por meio do teste estatístico Kruskal-Wallis. Resultados: não foram observadas diferenças estatisticamente signifi cativas nas habilidades em consciência fonológica entre os grupos estudados. Conclusões: a estratégia de alongamento compensatório não pode ser tomada como um indício de melhores desempenhos em determinadas habilidades de consciência fonológica. O uso da espectrografi a junto com avaliações clínicas, como a avaliação da consciência fonológica, pode revelar informações importantes sobre o conhecimento fonológico de uma criança, desde o diagnóstico até o término de uma terapia fonológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Lisbôa Mezzomo

Doutora, Professora Adjunto do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Helena Bolli Mota

Doutora, Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Roberta Freitas Dias

Mestre, Professora Substituta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos