Estilo de vida e agravos à saúde e voz em professores

Autores

  • Emilse A. M. Servilha
  • Sarah S. C. Bueno

Palavras-chave:

estilo de vida, saúde do trabalhador, voz, distúrbios da voz, docentes

Resumo

Objetivo: Investigar a correlação entre agravos à saúde e hábitos de vida e voz referidos por professores. Métodos: Participaram 51 docentes, de uma escola pública estadual da cidade de Campinas-SP, que responderam ao questionário Condições de Produção Vocal-Professor. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e, posteriormente, compararam-se aqueles fornecidos pelos professores que referiram alteração vocal com os daqueles que a negaram, nas variáveis dos itens saúde, hábitos de vida, hábitos vocais e lazer, presentes no instrumento. Empregaram-se o teste Qui-quadrado e o teste Exato de Fisher e o nível de signifi cância foi de 5%. Resultados: No item saúde, foram signifi cativas a azia (p=0,039) e a perda de dentes (p=0,001) mais comuns em docentes que não fi zeram referência a alteração vocal. Quanto aos hábitos, já ter fumado (p=0,049), realizar a última refeição até 30 minutos antes de dormir (p=0,010) e ingerir menos de um litro de líquidos/dia (p=0,017) diferenciou os grupos, com destaque para aqueles que mencionaram alteração vocal. Quanto à voz, a satisfação com a mesma (p=0,016) distinguiu os dois grupos, sendo maior a frequencia no grupo sem alteração vocal. O estilo de vida deve ser considerado como elemento importante nas pesquisas sobre saúde e voz de professores e nas ações de qualifi cação desse segmento profi ssional, inserindo a voz como parâmetro de saúde e vinculada ao estilo de vida. Conclusão: Houve correlação entre estilo de vida e agravos à saúde e voz nas variáveis já ter fumado e fazer a última refeição até 30 minutos antes de dormir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emilse A. M. Servilha

Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Sarah S. C. Bueno

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Bolsista de Iniciação Científi ca FAPIC/Reitoria 2009/2010.

Downloads

Edição

Seção

Artigos