Queixas de saúde em professores universitários e sua relação com fatores de risco presentes na organização do trabalho

Autores

  • Emilse A. M. Servilha
  • Máryam de P. Arbach

Palavras-chave:

saúde do trabalhador, docentes, esgotamento profissional, voz, distúrbios da voz

Resumo

Introdução: Os fatores de risco organizacionais podem comprometer a saúde de docentes pela especificidade das atividades que desempenham. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre condições organizacionais do trabalho e queixas de saúde em professores universitários. Material e Método: 85 professores, nas modalidades tempo integral (TI) e horistas (HO), responderam a um questionário com informações pessoais, profissionais e de saúde. Cada risco ocupacional foi analisado nos dois grupos e correlacionado com os problemas de saúde por meio da análise estatística. O nível de significância foi de 5%. Resultados: Na relação entre organização de trabalho e saúde foi significativo, no grupo TI, carregar peso e alteração vocal (p=0,008); indisciplina em sala de aula e doença osteoarticular (p=0,049). No grupo HO mostraram associação positiva: supervisão constante (p=0,017) e carregar peso com frequência (p=0,04) com queixa osteoarticular; supervisão constante (p=0,004) e local inadequado para descanso (p=0,028) com queixa de alteração vocal; carregar peso com frequência (p=0,026), estresse no trabalho (p=0,046) e indisciplina em sala de aula (p=0,004) com queixas emocionais; interferência dos fatores ambientais na vida pessoal e na saúde (p=0,003) com distúrbios auditivos. Conclusões: Os fatores de risco como carregar peso, indisciplina em sala de aula, supervisão constante, local inadequado para descanso e estresse no trabalho precisam ser equacionados, devido à sua associação com queixas vocais, osteoarticulares, emocionais e auditivas. O fonoaudiólogo pode assessorar na preservação vocal e indicar mudanças que tornem o trabalho mais salutar.

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Biografia do Autor

Emilse A. M. Servilha

Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Máryam de P. Arbach

Graduanda em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica da Campinas. Bolsista de Iniciação Científi ca FAPIC/Reitoria.

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