Distúrbio de voz relacionado ao trabalho: resgate histórico

Autores

  • Léslie Piccolotto Ferreira
  • Alice Penna de Azevedo Bernardi

Palavras-chave:

voz, distúrbios de voz, promoção de saúde, prevenção de doenças

Resumo

Este texto tem como objetivo resgatar o histórico das discussões que culminaram com a elaboração do documento denominado Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho. O início do processo foi marcado pela solicitação de parecer de um ofício encaminhado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia que apresentava critérios otorrinolaringológicos e fonoaudiológicos para definir afastamento ou readaptação de função decorrente de alteração de voz. Na sequência, em vários seminários, promovidos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi possível aprofundar a discussão sobre a temática que culminou, por meio da iniciativa do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo, na redação do referido documento. Este serviu de base para a elaboração de um protocolo destinado a todos os profissionais de saúde da rede do Sistema Único de Saúde, nos seus três níveis de atenção, e a outros que lidam com os diversos aspectos decorrentes dos distúrbios de voz com vistas à inclusão do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho na lista dos agravos à saúde de notificação compulsória previsto pela Portaria nº 777 de 28/04/2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Léslie Piccolotto Ferreira

Fonoaudióloga formada pela PUC-SP, Mestre em Lingüística Aplicada pela PUC-SP; Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia da PUC-SP.

Alice Penna de Azevedo Bernardi

Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2007). É fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/SP).

Downloads

Edição

Seção

Comunicações