As diferenças na produção correta e no uso das estratégias de reparo em crianças com desenvolvimento fonológico típico, atípico e com dispraxia

Autores

  • Carolina Lisbôa Mezzomo
  • Diéssica Zacarias Vargas
  • Ana Paula Ramos de Souza

Palavras-chave:

distúrbios da fala, apraxias, linguagem infantil.

Resumo

Objetivo: Comparar e analisar as estratégias de reparo utilizadas por crianças com aquisição fonológica típica (AT), atípica (AA) e com dispaxia verbal (DV). Métodos: Para este estudo foram analisados dados de fala de 21 sujeitos, dentre os quais sete tinham aquisição fonológica considera típica, sete tinham diagnóstico de desvio fonológico evolutivo e sete dispraxia verbal. O corpus total de 4802 palavras foi obtido através dos grupos estudados e submetido ao Pacote Computacional VARBRUL em ambiente Windows – Varbwin para realizar o tratamento estatístico dos dados, considerando uma margem de erro de 5%. Resultados: Os resultados com relação à produção correta, omissão da sílaba e do segmento, substituição usual e idiossincrática, bem como a assimilação apresentaram variáveis estatisticamente significantes. No grupo com aquisição típica constatou-se que esta favorece à produção correta. O grupo com desvio fonológico apresenta maior probabilidade de omitir o segmento e realizar substituição usual. O grupo com dispraxia verbal tem maior tendência a omitir a sílaba, realizar tanto a substituição usual e, principalmente, a substituição idiossincrática e assimilação. Conclusão: Conforme os resultados expostos foi possível constatar que existem diferenças entre os grupos estudados, as quais podem auxiliar no diagnóstico entre os indivíduos com aquisição típica, desvio fonológico e dispraxia verbal mediante o uso das estratégias de reparo utilizadas por cada grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Lisbôa Mezzomo

Fonoaudióloga; Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Diéssica Zacarias Vargas

Fonoaudióloga, Pós-graduanda (Mestrado) em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Ana Paula Ramos de Souza

Fonoaudióloga; Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Downloads

Edição

Seção

Artigos