Comparação do desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas a termo e pré-termo com indicadores de risco para surdez
Palavras-chave:
desenvolvimento da linguagem, criança, perda auditiva, indicador de risco, prematuridadeResumo
Objetivo: Comparar o desenvolvimento da linguagem aos 12 e 24 meses, de crianças nascidas a termo e pré-termo. Métodos: Estudo longitudinal, com acompanhamento de 44 crianças que permaneceram em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sem perda auditiva detectada ao nascimento e que necessitaram de monitoramento audiológico e de linguagem, por apresentarem um ou mais indicadores de risco para perda auditiva. Foi utilizada a idade corrigida nas crianças prematuras. As crianças foram avaliadas com a Escala de Aquisições Iniciais de Linguagem. Os pais recebiam orientações de como estimular o desenvolvimento da linguagem. Resultados: Aos 12 meses, avaliou-se 23 (52,27%) crianças a termo e 21 (47,73%) pré-termo. Do total de 44 crianças avaliadas aos 12 meses, 22 retornaram aos 24 meses, 13 (59,10%) a termo e 9 (40,90%) pré-termo. Aos 12 meses, 8 (18,18%) crianças apresentaram atraso no desenvolvimento da linguagem, com poucas vocalizações e uso predominante de balbucio. Aos 24 meses, das 8 crianças com atraso no primeiro ano, 5 retornaram e destas, 3 (13,64%) continuaram com alteração. A análise estatística não mostrou haver associação entre os resultados da Escala ELM e os grupos nascidos a termo e pré-termo, nas idades estudadas. Houve o aparecimento de desvios transitórios no desenvolvimento da linguagem, normalizados na maioria das crianças. Conclusão: Os grupos de crianças pré-termo e de termo avaliadas apresentaram um comportamento similar no desenvolvimento da linguagem quando se utiliza a idade corrigida nas crianças prematuras. Uma possível explicação para isso é o fato de os pais receberem orientações quanto ao desenvolvimento da linguagem.Downloads
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