Comparação do desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas a termo e pré-termo com indicadores de risco para surdez

Autores

  • Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima
  • Núbia Garcia Vianna Ruivo
  • Raquel Leme Casali
  • Maria de Fátima de Campos Françozo
  • Maria Francisca Colella-Santos
  • Marcelo Corrêa Alves

Palavras-chave:

desenvolvimento da linguagem, criança, perda auditiva, indicador de risco, prematuridade

Resumo

Objetivo: Comparar o desenvolvimento da linguagem aos 12 e 24 meses, de crianças nascidas a termo e pré-termo. Métodos: Estudo longitudinal, com acompanhamento de 44 crianças que permaneceram em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sem perda auditiva detectada ao nascimento e que necessitaram de monitoramento audiológico e de linguagem, por apresentarem um ou mais indicadores de risco para perda auditiva. Foi utilizada a idade corrigida nas crianças prematuras. As crianças foram avaliadas com a Escala de Aquisições Iniciais de Linguagem. Os pais recebiam orientações de como estimular o desenvolvimento da linguagem. Resultados: Aos 12 meses, avaliou-se 23 (52,27%) crianças a termo e 21 (47,73%) pré-termo. Do total de 44 crianças avaliadas aos 12 meses, 22 retornaram aos 24 meses, 13 (59,10%) a termo e 9 (40,90%) pré-termo. Aos 12 meses, 8 (18,18%) crianças apresentaram atraso no desenvolvimento da linguagem, com poucas vocalizações e uso predominante de balbucio. Aos 24 meses, das 8 crianças com atraso no primeiro ano, 5 retornaram e destas, 3 (13,64%) continuaram com alteração. A análise estatística não mostrou haver associação entre os resultados da Escala ELM e os grupos nascidos a termo e pré-termo, nas idades estudadas. Houve o aparecimento de desvios transitórios no desenvolvimento da linguagem, normalizados na maioria das crianças. Conclusão: Os grupos de crianças pré-termo e de termo avaliadas apresentaram um comportamento similar no desenvolvimento da linguagem quando se utiliza a idade corrigida nas crianças prematuras. Uma possível explicação para isso é o fato de os pais receberem orientações quanto ao desenvolvimento da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima

Professora Assistente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Núbia Garcia Vianna Ruivo

Fonoaudióloga do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Raquel Leme Casali

Mestrado pelo Programa Saúde da criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual de Campinas.

Maria de Fátima de Campos Françozo

Professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Maria Francisca Colella-Santos

Professora Assistente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Marcelo Corrêa Alves

Analista de Sistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, Sao Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos