Descrição das expectativas e dos sentimentos das famílias de crianças deficientes auditivas usuárias de Implante Coclear

Autores

  • Teresa M. Momensohn-Santos
  • Andréa Paz-Oliveira
  • Neury Y. Hayashi

Palavras-chave:

implante coclear, perda auditiva, família.

Resumo

A possibilidade do uso do implante coclear em crianças cada vez mais jovens enfatiza a necessidade de conhecer as expectativas que as famílias envolvidas tem em relação ao equipamento e ao procedimento. Ao mesmo tempo é importante conhecer seu impacto sobre elas. Esta pesquisa teve como principal objetivo descrever as expectativas das famílias de crianças deficientes auditivas usuárias de Implante Coclear. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, que utiliza a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, proposto por Lefevre. A amostra foi constituída por três famílias de crianças com deficiência auditiva neurossensorial profunda bilateral, usuárias de implante coclear. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, através de um questionário fechado subdivido em duas etapas: A – Diagnóstico e Informações Gerais e B- Expectativas do Implante Coclear. As questões foram elaboradas com o intuito de pesquisar as reações e expectativas das famílias de usuários de implante coclear antes da cirurgia, assim como os seus sentimentos frente ao diagnóstico da perda auditiva. As entrevistas foram gravadas e transcritas, de forma literal, respeitando-se pausas e entonação. Resultados: após a aplicação da técnica do DSC, foi constatado que: Quanto ao diagnóstico, todos os familiares demonstraram reações de sofrimento e frustração quando souberam que a criança era deficiente auditivo. Quanto à expectativa sobre o ao uso do implante coclear: antes da cirurgia todos os familiares descreveram ansiedade, principalmente, por desconhecimento do pós cirúrgico. Conclusão: Existe um sentimento de sofrimento entre os membros da família antes do diagnóstico e após a confirmação da perda auditiva. Há uma grande necessidade de compreender as etapas do diagnóstico da perda auditiva e o processo do implante coclear, principalmente o modo como os pacientes são afetados por elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Teresa M. Momensohn-Santos

Professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Andréa Paz-Oliveira

Fonoaudióloga. Mestranda do programa de estudos pós-graduados em Fonoaudiologia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Neury Y. Hayashi

Fonoaudióloga.

Downloads

Edição

Seção

Artigos