O cuidador familiar no contexto das afasias

Autores

  • Francisleine Moleta
  • Ana Cristina Guarinello
  • Ana Paula Berberian
  • Ana Paula Santana

Palavras-chave:

família, cuidadores, afasia.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a visão de um grupo de familiares cuidadores de afásicos acerca dos aspectos relacionados à definição do cuidador e às implicações do cuidar. O levantamento dos dados foi realizado por meio de gravações de discursos produzidos por oito familiares cuidadores de afásicos num contexto de interação grupal. Foram analisadas as transcrições de 24 encontros do grupo, sendo apresentados, neste estudo, os fragmentos de sete episódios. Para o tratamento qualitativo dos dados foi adotada a análise de conteúdo. Dentre os critérios envolvidos com a definição do cuidador, verificaram-se aspectos relacionados ao gênero, ao parentesco, e à questões morais, sociais e religiosas. Quanto às implicações advindas do cuidar evidenciou-se a presença de conflitos na relação cuidador-cuidado, pela dificuldade do cuidador reconhecer a autonomia e as possibilidades do afásico. Por fim a pesquisa contribui para o entendimento da importância de discussões que envolvam o cuidador e as singularidades do cuidar no contexto das afasias considerando as dimensões emocionais, físicas e lingüísticas. Além disso, este estudo reitera a necessidade do paciente ter assistência integral especializada oferecida pelo contexto público de saúde, para que possa ser preservada a natureza do vínculo entre o afásico e sua família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisleine Moleta

Psicóloga. Docente dos cursos de Graduação da Faculdade Facel.

Ana Cristina Guarinello

Fonoaudióloga. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Paula Berberian

Fonoaudióloga. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Paula Santana

Fonoaudióloga. Docente do Curso de Fonoaudiologia e da Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

Downloads

Edição

Seção

Artigos