Interface entre Fonoaudiologia e Educação: análise da produção em periódicos científicos

Autores

  • Maria C. B. Trenche
  • Mariana P. Biserra
  • Leslie P. Ferreira

Palavras-chave:

fonoaudiologia, educação, publicações.

Resumo

Objetivo: Analisar parte da produção de conhecimento acerca da interface entre Fonoaudiologia e a Educação. Método: Análise de artigos publicados em periódicos da área da Fonoaudiologia (Revista de Distúrbios da Comunicação, Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Revista Pró-fono e Revista Cefac), no período de 1986 a 2009 nas variáveis: tempo, temática e área, a partir da seleção de títulos e leitura de resumos de artigos que abordassem os temas fonoaudiologia, escola, educação, saúde do escolar, e saúde do professor. Resultados: Entre 1810 artigos publicados no período, 210 (11,6%) abordaram a temática pesquisada e, numa análise por quinquênios, observou-se elevação da produção no período entre 1996 a 2000. Os artigos selecionados foram agrupados em subáreas (Linguagem-Voz-Audição-Motricidade Orofacial-Educação sentido estrito) que apresentaram um padrão linear de crescimento por qüinqüênio, com destaque para Linguagem (89 – 42.3%); desses, 91% foram classificados na categoria “Levantamento de aspectos fonoaudiológicos”, categoria que mereceu destaque (153–72.9%) em relação às demais. Percebe-se predomínio do modelo clínico e tendência de buscar a escola para estudos sobre saúde da população escolar e de concebê-la como espaço de aplicação de medidas de controle e prevenção de doenças. Conclusão: Contínuo crescimento de publicações desde a década de 80; tendência de aumento das publicações por qüinqüênio, nos artigos que abordam a interface entre Fonoaudiologia e Educação; ênfase nos estudos sobre aspectos do desenvolvimento em escolares, reiterando o predomínio de pesquisas e trabalhos pautados na perspectiva clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria C. B. Trenche

Fonoaudióloga, Professora Titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – PUC-SP.

Mariana P. Biserra

Fonoaudióloga, mestranda do PEPG em Fonoaudiologia pela PUC-SP na linha de pesquisa Voz: avaliação e intervenção.

Leslie P. Ferreira

Fonoaudióloga, Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia – PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos