Clinical education reflective ecological model for health science majors

Autores

  • Ana P. Mendes
  • Paula Martins
  • Isabel Alarcão
  • Elsa Melo
  • João C. Pereira
  • Marília Rua
  • Piedade Brandão
  • Rui Costa
  • Luís Sancho

Palavras-chave:

formação em saúde, supervisão de estágios, prática profissional.

Resumo

Os estágios clínicos (ECs) são parte integrante dos planos de estudo dos vários cursos da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (i.e., Enfermagem, Fisioterapia, Radiologia, Radioterapia e Terapia da Fala) e têm como objetivo desenvolver competências clínicas para formar um profissional de saúde por excelência. A sua organização tem como base o Modelo Ecológico de Formação Clínico-Reflexiva. A abordagem de formação caracteriza-se pela inovação, centra-se na ação-reflexão do aluno em contexto profissional, e na multidisciplinaridade dos intervenientes (docentes, supervisores e alunos). Com este artigo, divulgam-se os dois primeiros estágios dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Radiologia. O Estágio Clínico I contou com 123 estudantes e o objetivo foi proporcionar uma visão global da atividade de cada profissional de saúde. O Estágio Clínico II contou com 119 estudantes e visou o desenvolvimento de competências inerentes a cada profissional de saúde. A avaliação dos ECs foi realizada através de questionários dirigidos aos supervisores e aos estudantes visando a sua percepção sobre a preparação, organização e duração dos mesmos. Os questionários incluíram escalas categoriais de 1-5 e perguntas abertas. Os resultados revelaram médias superiores a 3, em todos os itens avaliados, quer pelos supervisores quer pelos estudantes. Em conclusão, verificou-se uma grande aceitação do Modelo Ecológico de Formação Clínico-Reflexiva pelos supervisores e estudantes, bem como a sua aplicabilidade na área da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana P. Mendes

Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal.

Paula Martins

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Isabel Alarcão

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Elsa Melo

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

João C. Pereira

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Marília Rua

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Piedade Brandão

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Rui Costa

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Luís Sancho

Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Downloads

Edição

Seção

Artigos