Deficiência de audição e contraste de vozeamento em oclusivas do português brasileiro: análise acústica e perceptiva

Autores

  • Luisa Barzaghi
  • Kátia Barbosa
  • Samar M. El Malt

Palavras-chave:

deficiência de audição, contraste de vozeamento, produção e percepção de fala.

Resumo

A deficiência de audição impõe dificuldades sobre a percepção e produção de contrastes de fala, uma vez que pistas acústicas relevantes podem ficar distorcidas ou não disponíveis, resultando em alterações relacionadas ao modo de articulação, ponto de articulação e ao vozeamento. O objetivo deste trabalho foi expandir o conhecimento sobre a percepção e produção do contraste de vozeamento estudando dois sujeitos com deficiência de audição de grau moderamente severo e configuração descendente. Os parâmetros acústicos considerados foram a duração da consoante e o Voice Onset Time (VOT). Foi utilizado um corpus de seis palavras, iniciadas por uma das 6 oclusivas, inseridas em frase veículo. Para a análise perceptiva das produções, foram realizadas duas tarefas de identificação das oclusivas, por 120 sujeitos sem queixas auditivas. Os resultados da análise perceptiva mostraram alto índice de acerto. Na análise acústica, encontramos, para S1, resultados compatíveis com a literatura, com diferenças significativas nas medidas de duração e VOT, entre os pares que contrastam pelo vozeamento. Para S2, os valores de duração também se mostraram diferentes, de acordo com o contraste de vozeamento, com valores de duração maiores para as não vozeadas se comparadas com os pares vozeados. Com relação ao VOT, encontramos valores positivos para as não vozeadas. Para os sons vozeados, foi observado que o pré-vozeamento apresentou descontinuidades, ou seja, a medida da barra de sonoridade não coincidiu com a duração da oclusão. Os dois sujeitos estudados implementam com eficiência o contraste de vozeamento e também o discriminam auditivamente.

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Biografia do Autor

Luisa Barzaghi

Professora Doutora do curso de Fonoaudiologia, pesquisadora do LIAAC, PUC-SP.

Kátia Barbosa

Estudante de fonoaudiologia do 4° ano PUC-SP, Bolsista PIBIC-CNPq.

Samar M. El Malt

Estudante de fonoaudiologia do 4° ano PUC-SP, Bolsista PIBIC-CNPq.

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Artigos