O sentido da deficiência auditiva e do uso de aparelhos de amplificação sonora para idosos

Autores

  • Karen C. F. Costa
  • Iêda C. P. Russo
  • Silvia Friedman

Palavras-chave:

deficiência auditiva, auxiliares de audição, idoso, envelhecimento.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é estudar o sentido da deficiência auditiva e do uso de aparelhos de amplificação sonora para idosos. Para tal, utilizamos o método de Análise das Práticas Discursivas como forma de compreender a produção de sentidos no cotidiano (Spink e Medrado, 2004). Por meio da leitura cuidadosa da transcrição de nove entrevistas, estabelecemos cinco categorias para a análise dos dados. Na categoria “definições”, observamos que a deficiência auditiva recebeu o sentido de limitação do contato com o outro e que o deficiente auditivo recebeu o sentido de ser menos capaz. Na categoria “causas”, a deficiência auditiva foi principalmente relacionada à idade avançada e assumiu o sentido de fatalidade. Na categoria “uso de aparelhos de amplificação sonora”, estes adquiriram o caráter de instrumento que possibilita o restabelecimento do contato com o outro, sem, entretanto, fazê-lo totalmente, uma vez que não resolvem todas as dificuldades comunicativas. Na categoria “social”, foram referidas as reações negativas dos próprios participantes, bem como dos outros, ante as dificuldades comunicativas, com ênfase na fuga das situações em que a comunicação é exigida. Foi referida, também, a pressão social para o uso de aparelhos de amplificação sonora, revelando que as dificuldades comunicativas afetam tanto o deficiente auditivo quanto aqueles que o cercam. Na categoria “afetividade”, sentimentos como medo, isolamento, nervosismo e vergonha foram referidos para a deficiência auditiva. Para o uso de aparelhos de amplificação sonora, foram referidos sensação de bem-estar, chateação, preocupação e vergonha. Tais emoções revelaram o significativo impacto da deficiência auditiva e do uso de aparelhos de amplificação sonora na vida dos idosos. Concluímos que os sentidos atribuídos à deficiência auditiva e ao uso de aparelhos de amplificação sonora relacionam-se principalmente ao estigma e influenciam em sua aceitação, afetando o processo de reabilitação dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karen C. F. Costa

Mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP e especialista em Audiologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Iêda C. P. Russo

Doutora em Distúrbios da Comunicação e professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Silvia Friedman

Doutora em Psicologia Social e professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos