Atuação fonoaudiológica em estimulação precoce nas cidades de Caxias do Sul-RS e Flores da Cunha-RS

Autores

  • Monissa Sandi Gross
  • Lauren Medeiros Paniagua

Palavras-chave:

intervenção precoce, linguagem

Resumo

Estimulação precoce é um procedimento que o bebê prematuro, o recém nascido ou a criança com atraso no seu desenvolvimento precisa para desenvolver suas capacidades. O objetivo deste estudo foi verificar como é a atuação fonoaudiológica em estimulação precoce nas cidades de Caxias do sul- RS e Flores da Cunha-RS. Realizaram-se entrevistas com 12 questões abertas com 6 fonoaudiólogas da cidade de Caxias do Sul-RS e 3 da cidade de Flores da Cunha-RS. Os principais fatores levados em consideração nos procedimentos de avaliação em estimulação precoce foram avaliação da linguagem compreensiva e expressiva, avaliação fonológica da fala e avaliação da motricidade orofacial. No caso da intervenção fonoaudiológica, as atividades estão relacionadas à estimulação da linguagem, compreensiva e expressiva, estimulação da motricidade orofacial e estimulação auditiva. Quanto à importância da estimulação precoce, foi destacada a importância de um desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança; de acordo com o ponto de vista das entrevistadas as crianças que não são estimuladas precocemente apresentam maiores chances de ter um atraso no seu desenvolvimento motor, linguístico e social.

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Biografia do Autor

Monissa Sandi Gross

Acadêmica do curso de fonoaudiologia da Faculdade Nossa Senhora de Fátima da cidade de Caxias do Sul–RS, Brasil.

Lauren Medeiros Paniagua

Fonoaudióloga, Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Nossa Senhora de Fátima de Caxias do Sul, RS, Brasil.

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Artigos