Emissões otoacústicas em um grupo de crianças com o espectro da neuropatia auditiva: estudo retrospectivo

Autores

  • Nayara T O Costa
  • Gabriela R I Rodrigues
  • Michele P Carmo

Palavras-chave:

neuropatias hereditárias sensoriais e autônomas, audição, transtornos de audição, emissões otoacústicas espontâneas, criança

Resumo

Introdução: O Espectro da Neuropatia Auditiva é uma desordem auditiva com alteração na condução dos impulsos nervosos nas células ciliadas internas e/ou no nervo auditivo com função coclear preservada. Verifica-se ausência ou alteração do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico com presença das Emissões Otoacústicas e do microfonismo coclear. O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência ou não do registro das Emissões Otoacústicas em um grupo de crianças com o Espectro da Neuropatia Auditiva, considerando idade, grau da perda auditiva e etiologia. Material e Método: Estudo retrospectivo com levantamento de prontuários dos pacientes atendidos em uma clínica-escola nos últimos 5 anos. Resultados: Obedeceram aos critérios de inclusão os prontuários de 15 crianças, 67% do sexo feminino e 33% do sexo masculino, entre 2 e 17 anos de idade. Foi possível observar que, tanto no grupo com Emissões Otoacústicas presentes, quanto no grupo com ausência de Emissões Otoacústicas, as idades foram semelhantes. A maior porcentagem de ausência de Emissões Otoacústicas foi observada na etiologia hiperbilirrubinemia, com uma menor ocorrência deste fenômeno nos casos de origem genética e ausência deste fenômeno nos casos hereditários e idiopáticos. Conclusões: A ausência das Emissões Otoacústicas não teve relação direta com a idade nem com o grau da perda auditiva e uma maior ocorrência de casos com ausência das Emissões Otoacústicas pôde ser observada nas crianças cuja etiologia do Espectro da Neuropatia Auditiva foi a hiperbilirrubinemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayara T O Costa

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gabriela R I Rodrigues

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP; Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Michele P Carmo

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos