Fonoaudiologia nos serviços de urgência e emergência do Brasil: série histórica de 2005 a 2011

Autores

  • Karrie N da Costa
  • Valeriana de C Guimarães

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, epidemiologia, medicina de emergência, socorro de urgência

Resumo

Introdução: atualmente os serviços de urgência e emergência possuem especialistas atuando de forma multiprofi ssional com a participação da fonoaudiologia nesse processo. Objetivo: descrever a presença de fonoaudiólogos nos serviços de urgência e emergência nos Estados brasileiros, no período compreendido entre os anos de 2005 a 2011. Material e métodos: estudo descritivo com base na análise de dados publicados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS). Para esta análise foi considerado o número de fonoaudiólogos atuantes em serviços de urgência e emergência, segundo Estados brasileiros. Resultados: em 2005, dos 27 Estados brasileiros, 40,7% possuíam fonoaudiólogos atuando em pronto-socorro. Quanto a 2011, em 44,4% dos Estados havia desses profi ssionais atuando em pronto atendimento. Em 2005, dos 9.610 fonoaudiólogos existentes no Brasil 0,39% atuavam em unidades de urgência e emergência. Em 2011, dos 20.390 fonoaudiólogos, 0,34% atuavam nessas unidades. Conclusão: houve um aumento no número de fonoaudiólogos nas unidades de urgência e emergência no período analisado, porém ainda é insuficiente para atender a demanda existente no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karrie N da Costa

Fonoaudióloga. Residente no Programa de Residência Multiprofi ssional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.

Valeriana de C Guimarães

Fonoaudióloga Epidemiologista. Doutora em Ciências da Saúde. Responsável pelo Serviço de Audiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Edição

Seção

Artigos