Dislexia e distúrbio de aprendizagem: histórico familial

Autores

  • Daniela G A Prado
  • Maria Eliza Armigliato
  • Cíntia Salgado
  • Simone A Lopes-Herrera
  • Patrícia A P Crenitte

Palavras-chave:

dislexia, transtornos de aprendizagem, diagnóstico

Resumo

Objetivo: Análise comparativa da história pregressa quanto à prevalência familial, antecedentes familiais, razão sexual, faixa etária, desenvolvimento neuropsicomotor, intercorrência gestacional e queixa de indivíduos com diagnóstico de Dislexia e Distúrbio de Aprendizagem. Métodos: Esta pesquisa foi desenvolvida na Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP por meio da análise de 100 prontuários de indivíduos diagnosticados com Distúrbio de Aprendizagem ou Dislexia, em um período de cinco anos (2005 a 2010). Resultados: Do total de 100 prontuários, 50 foram elegíveis para a pesquisa, sendo diagnosticados como Dislexia ou Distúrbio de Aprendizagem. Destes 50, 19 (38%) tiveram diagnóstico de Dislexia e 31 (62%) de Distúrbio de Aprendizagem. Sendo que em 19 (38%) dos prontuários de indivíduos com diagnóstico de Dislexia foi verificada presença de antecedentes familiais em 13 (68,42%), e dos 31 (62%) prontuários com diagnóstico de Distúrbio de Aprendizagem foram encontrados 6 (19,35%) indivíduos com antecedentes familiais. No que se referem às intercorrências gestacionais, em relação ao diagnóstico de Distúrbio de Aprendizagem, 7 indivíduos (22,58%) apresentavam histórico de intercorrência gestacional e 24 (77,42%) não apresentavam intercorrência gestacional. Em relação ao diagnóstico de Dislexia, 4 indivíduos (21,05%) apresentavam histórico de intercorrência gestacional e 15 (78,95%) não apresentavam esse histórico. Conclusão: Foi evidenciada predominância de recorrência familial em indivíduos com diagnóstico de Dislexia quando comparados aos indivíduos com Distúrbios de Aprendizagem. Em relação a dados de intercorrência gestacional e parto, estes foram encontrados em indivíduos diagnosticados com distúrbio de aprendizagem, porém ao realizarmos a análise estatística, não se verificou significância estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela G A Prado

Fonoaudióloga. Doutoranda em Fisiologia Oral pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP-UNICAMP. Piracicaba-SP, Brasil.

Maria Eliza Armigliato

Fonoaudióloga clínica.

Cíntia Salgado

Fonoaudióloga, Doutora em Neurociências pela Faculdade de Ciências Médicas - Universidade de Campinas. UNICAMP.Campinas-SP, Brasil.

Simone A Lopes-Herrera

Fonoaudióloga. Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. FOB-USP. Bauru-SP, Brasil.

Patrícia A P Crenitte

Fonoaudióloga, Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. FOB-USP. Bauru-SP, Brasil

Downloads

Edição

Seção

Artigos