Dislexia e distúrbio de aprendizagem: histórico familial
Palavras-chave:
dislexia, transtornos de aprendizagem, diagnósticoResumo
Objetivo: Análise comparativa da história pregressa quanto à prevalência familial, antecedentes familiais, razão sexual, faixa etária, desenvolvimento neuropsicomotor, intercorrência gestacional e queixa de indivíduos com diagnóstico de Dislexia e Distúrbio de Aprendizagem. Métodos: Esta pesquisa foi desenvolvida na Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP por meio da análise de 100 prontuários de indivíduos diagnosticados com Distúrbio de Aprendizagem ou Dislexia, em um período de cinco anos (2005 a 2010). Resultados: Do total de 100 prontuários, 50 foram elegíveis para a pesquisa, sendo diagnosticados como Dislexia ou Distúrbio de Aprendizagem. Destes 50, 19 (38%) tiveram diagnóstico de Dislexia e 31 (62%) de Distúrbio de Aprendizagem. Sendo que em 19 (38%) dos prontuários de indivíduos com diagnóstico de Dislexia foi verificada presença de antecedentes familiais em 13 (68,42%), e dos 31 (62%) prontuários com diagnóstico de Distúrbio de Aprendizagem foram encontrados 6 (19,35%) indivíduos com antecedentes familiais. No que se referem às intercorrências gestacionais, em relação ao diagnóstico de Distúrbio de Aprendizagem, 7 indivíduos (22,58%) apresentavam histórico de intercorrência gestacional e 24 (77,42%) não apresentavam intercorrência gestacional. Em relação ao diagnóstico de Dislexia, 4 indivíduos (21,05%) apresentavam histórico de intercorrência gestacional e 15 (78,95%) não apresentavam esse histórico. Conclusão: Foi evidenciada predominância de recorrência familial em indivíduos com diagnóstico de Dislexia quando comparados aos indivíduos com Distúrbios de Aprendizagem. Em relação a dados de intercorrência gestacional e parto, estes foram encontrados em indivíduos diagnosticados com distúrbio de aprendizagem, porém ao realizarmos a análise estatística, não se verificou significância estatística.Downloads
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