Velocidade de leitura e nomeação automática rápida em crianças com alterações de leitura e escrita

Autores

  • Débora C Alves
  • Aparecido J C Soares
  • Maria Silvia Cárnio

Palavras-chave:

leitura, dislexia, avaliação, transtornos de aprendizagem, função executiva

Resumo

Introdução: A leitura é um processo complexo que envolve uma série de habilidades, as quais são inter e intradependentes de vários sistemas. Diversos pesquisadores têm correlacionado o desempenho em tarefas de nomeação automática rápida com a proficiência em leitura. Contudo, a maior parte dos estudos foi realizada em indivíduos proficientes em leitura. Objetivo: Verificar a correlação entre a velocidade de leitura e a nomeação automática rápida em crianças com alterações de leitura e escrita. Método: Participaram deste estudo nove crianças, sendo uma do gênero feminino, com alterações de leitura e escrita. A idade variou de nove a 14 anos e a escolaridade do quarto ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio do teste de nomeação automática rápida de letras, números e objetos, além de leitura oral e silenciosa. Para análise estatística utilizou-se o Teste de Wilcoxon e o Coeficiente de Correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Resultados/Discussão: A maioria das crianças apresentou média de tempo de nomeação automática rápida superior à esperada para a escolaridade. A velocidade de nomeação de objetos foi a mais lenta, ao passo que a de letras e números foi mais rápida. O teste de Wilcoxon indicou que a velocidade de leitura silenciosa foi maior que a leitura oral. O Coeficiente de Correlação de Spearman mostrou que a leitura oral se correlaciona com as três tarefas de nomeação automática rápida, enquanto a leitura silenciosa correlaciona-se apenas com a nomeação rápida de letras. Embora o tamanho da amostra não permita generalizações, os dados sugerem relações relevantes entre essas tarefas. Conclusão: As crianças com alterações de leitura e escrita deste estudo apresentaram tempo maior de execução em tarefas de nomeação automática rápida e leitura, sugerindo correlação entre essas habilidades, a exemplo dos leitores com desenvolvimento típico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora C Alves

Fonoaudióloga Especialista em Linguagem e Psicopedagogia. Colaboradora do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Aparecido J C Soares

Mestrando em Ciências da Reabilitação pela FMUSP. Fonoaudiólogo Assistente do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da FMUSP.

Maria Silvia Cárnio

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da FMUSP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos