Relação entre acurácia na repetição de palavras e conhecimento lexical em crianças
Palavras-chave:
acústica da fala, criança, linguagem infantilResumo
Encontra-se na literatura a proposição de relações divergentes (relações de determinação, por um lado, e de contribuição, por outro) entre o conhecimento lexical e a produção de fala. O presente estudo teve como objetivos: (1) investigar a interferência do conhecimento lexical na produção de fala de crianças; e (2) em caso de existir, verificar de que modo esse conhecimento é marcado acusticamente na fala. Participaram deste estudo oito crianças pré–escolares com desenvolvimento típico de linguagem, entre 5 e 6 anos de idade. O procedimento metodológico deste estudo foi dividido em três partes: 1) levantamento do conhecimento lexical das crianças em relação às palavras do IAFAC - Instrumento de Avaliação de Fala para Análise Acústica; 2) gravações da produção das palavras do IAFAC pelas crianças; 3) identificação e caracterização de marcas lingüísticas na produção das palavras do IAFAC pelas crianças, em função de seus diferentes graus de conhecimento lexical das palavras, a partir da análise acústica. Nossos resultados apontaram para uma correlação negativa entre conhecimento lexical e produção de fala (r=-0,13, p=0,000), uma vez que quanto maior o grau de conhecimento lexical das palavras menor é a presença de marcas lingüísticas na produção da fala. No entanto, as marcas lingüísticas referiram-se, fundamentalmente, a marcas hesitativas ao invés de erros fonológicos. Implicações desses achados para a prática fonoaudiológica são apresentadas.Downloads
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