Ambientes favorecedores para produção dos fonemas plosivos /k/ e /g/

Autores

  • Ana Rita Brancalioni
  • Joviane Bagolin Bonini
  • Marileda Barrichelo Gubiani
  • Márcia Keske-Soares

Palavras-chave:

fala, distúrbios da fala, criança, reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem, fonoterapia.

Resumo

Objetivo: verificar as variáveis linguísticas e extralinguísticas que favorecem e desfavorecem a produção correta dos fonemas plosivos /k/ e /g/ em crianças com desvio fonológico. Material e método: a amostra foi composta pelo corpus de fala de 80 crianças com desvio fonológico (1937 palavras) de ambos os sexos, e com idade entre 4:0 a 8:0 anos, das quais 30 apresentavam os fonemas /k/ e /g/ alterados e 50 apenas o fonema /g/ alterado no sistema fonológico. O corpus de fala foi coletado por meio do instrumento de Avaliação Fonológica da Criança (AFC) e a gravidade do desvio fonológico foi classificada a partir do Percentual de Consoantes Corretas-Revisado, em desvio Leve (DL), Leve-Moderado (DLM), Moderado-Grave (DMG) e Grave (DG). As variáveis linguísticas analisadas foram: posição na palavra, tonicidade, número de sílabas, classe gramatical, contexto precedente e seguinte. Já as variáveis extralinguísticas foram idade e gravidade do desvio fonológico. Considerou-se significância estatística de p<0.05 e os seguintes parâmetros probabilísticos: 0.50 a 0.59 neutros; superiores a 0.59 favorecedores; abaixo de 0.50 desfavorecedores. Resultados: o programa selecionou como fatores significativos para ambos os fonemas a variável idade. Para o fonema /k/ a variável tonicidade, na qual a posição pós-tônica favorece a produção correta. Para o /g/ as variáveis gravidade do desvio fonológico e o contexto precedente, sendo o último favorável para a vogal nasalizada. Conclusão: a seleção de palavras-alvo para o fonema /k/ deve considerar a tonicidade e para o fonema /g/ deve considerar o contexto precedente.

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Biografia do Autor

Ana Rita Brancalioni

Fonoaudióloga. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Joviane Bagolin Bonini

Fonoaudióloga. Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana – UFSM.

Marileda Barrichelo Gubiani

Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – UFSM.

Márcia Keske-Soares

Fonoaudióloga. Professora doutora do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM.

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