Saúde vocal do teleoperador
Palavras-chave:
telemarketing, disfonia ocupacional, teleoperadoresResumo
Introdução: Os teleoperadores são profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho e, portanto, necessitam de atenção voltada para sua saúde vocal. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo descrever os aspectos que envolvem a voz dos teleoperadores, a partir de uma revisão de literatura dos seguintes aspectos: o serviço de telemarketing, seu ambiente e equipamentos de trabalho, o perfi l vocal do teleoperador, e as condutas fonoaudiológicas nesse meio. Material e método: Foi realizada revisão da literatura sobre a saúde vocal do teleoperador utilizando material científico e não-científi co (legislação). Resultados: após descrever o telemarketing e o profissional que nele atua, foi possível compreender que a saúde desses profissionais é influenciada pela qualidade do espaço físico e do sistema administrativo e organizacional, pela acústica do ambiente, pela ergonomia e pela utilização dos fones de ouvido e do microfone. Os teleoperadores têm um determinado perfil vocal, com exigências, hábitos e queixas peculiares à profissão, sendo que a fonoaudiologia pode atuar de diversas maneiras no telemarketing. Conclusão: Fonoaudiólogos, teleoperadores e supervisores de telemarketing devem compreender as questões que envolvem a saúde dos teleoperadores, tendo conhecimento de todos os aspectos que foram descritos nesta revisão de literatura. Assim, cada vez mais as intervenções em saúde vocal desses trabalhadores serão focadas, melhorando a qualidade de vida dos mesmos e seu desempenho laboral.Downloads
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