Competências cognitivas e aprendizagem de matemática
Palavras-chave:
habilidades psicológicas, aprendizagem da Matemática, ensino da MatemáticaResumo
O presente estudo insere-se no âmbito da Educação Matemática e da Psicologia Educacional e teve como referencial teórico a obra do psicólogo russo Vadim A. Krutetskii, traduzida para o inglês sob o título “The Psychology of Mathematical Abilities in Schoolchildren”. Esse livro, publicado em 1968 na União Soviética, contém informações e resultados de uma longa pesquisa empreendida por ele e sua equipe acerca das habilidades psicológicas evidenciadas durante a resolução de problemas de Matemática.O estudo concentrou-se na terceira parte da obra, onde estão apresentados os resultados da parte não experimental e experimental da pesquisa do Krutetskii. Os resultados obtidos na parte experimental referem-se às análises qualitativas das resoluções de problemas matemáticos executadas por 201 estudantes russos. Análises que permitiram a Krutetskii e a seus colaboradores definirem as habilidades psicológicas atuantes nos três estágios mentais existentes no processo de resolução: a recepção das informações do problema, o processamento (transformação) das informações e a retenção dos resultados e da experiência da resolução.
A definição das habilidades atuantes nos estágios acima, entretanto, é estabelecida a partir dos alunos com desempenho satisfatório em Matemática. Desse modo, a caracterização das maneiras com que essas habilidades operam na mente dos estudantes é feita a partir de um pressuposto de “falta” na mente dos alunos com dificuldades na disciplina.
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