Aplicação de conceitos iniciais de Trigonometria, de forma interdisciplinar, por meio de exemplos topográficos

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade, Resolução de Problemas, Topografia, Trigonometria

Resumo

Nesse trabalho são apresentadas propostas de atividades interdisciplinares, aliando a aplicação de conceitos iniciais de Trigonometria com a Topografia, almejando auxiliar docentes e alunos na construção de novos conhecimentos. A metodologia de ensino utilizada é a Resolução de Problemas já que ela favorece a aplicação prática do conhecimento, desafiando os alunos a resolver problemas de forma colaborativa e, para que haja a interdisciplinaridade é fundamental propor um problema que envolva outras áreas do conhecimento. A questão de pesquisa que norteou esse trabalho foi: “é possível a aplicação no ambiente escolar de conceitos iniciais de Trigonometria de forma interdisciplinar, mais especificamente, por meio de exemplos topográficos?” Pretende-se mostrar que a aprendizagem de Matemática é de fato útil e interessante quando está conectada com o dia a dia do aluno. Aplicou-se uma Sequência Didática com alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de uma escola privada de São Paulo.  A aplicação da sequência teve um retorno satisfatório por parte dos alunos, contudo acredita-se que a potencialidade seria maior se ela fosse realizada num prazo estendido, com mais de um professor, com atividades externas e com profissionais de outras áreas. 

Biografia do Autor

Ligia Maria de Campos Fagundo, Instituto Federal de São Paulo

Ligia Maria de Campos Fagundo é Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo (2024), Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2018), Mestra em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Atualmente ministra aulas de matemática para alunos do Ensino Fundamental 2 e Médio no Colégio Batista da Penha. Tem experiência acadêmica como tutora pela FGV ONLINE nas disciplinas: Introdução a Economia, Macroeconomia, Fundamentos de Economia Internacional e Negócios Internacionais. Tem experiência na área de Economia e da Educação, com conhecimentos nas seguintes áreas: Macroeconomia, Microeconomia, Economia Internacional, Economia Política, Desindustrialização, Desconcentração Industrial, Matemática, Telecomunicações, Urbanização em São Paulo, Habitação, Turismo. Sua experiência profissional inclui também a atuação nos setores administrativo / financeiro / segurança da receita e antifraude nas seguintes empresas: Transit Telecom, Veriplan Engenharia, Gap Net Viagens e Turismo, Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo, Stella Barros Turismo e Playcenter.

Referências

ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; BATISTA, Irinéia de Lourdes. O Processo de construção de abordagens históricas na formação interdisciplinar do professor de matemática. Bolema, Rio Claro, SP, v. 31, n. 57, p. 380-407, Abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a19 . Acesso em: 21, jan. 2021.

COSTA, Marcelo Macedo. Abordagens interdisciplinares no ensino da topografia: contribuições das práticas docente no proeja e ensino médio técnico. BJD: Brazilian Journal of Development, Curitiba, PR, v. 7, n. 3, p. 20893-20904, Mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-003 . Acesso em: 29, Jun. 2021.

GOMES, Camila e Silva; LÓPEZ, Javier García. Uma abordagem de Física Experimental com um olhar na Matemática. REMAT, Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, RS, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2015.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento.; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, v. 4, p. 63-76, Ago. 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188 . Acesso em: 20, Jun. 2021.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1976.

LATAS, Joana; RODRIGUES, Ana. Trilho da Ciência: um percurso de educação científica na Ilha do Príncipe. RLE, Revista Latino-americana de Etno-matemática, San Juan de Pasto, v. 8, n. 2, p. 53-75, 2015. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/178 . Acesso em: 30, Jun. 2021.

LENOIR, Yves. Didática e Interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Editora Papirus, 1998. p. 48-75.

MCPHAIL, Graham. J. From aspirations to practice: curriculum challenges for a new ‘twenty-first-century’ secondary school. The Curriculum Journal, v. 27, n. 4, p. 1-20, Maio 2016. Disponível em: < https://doi.org/10.1080/09585176.2016.1159593>. Acesso em: 30, Jun. 2021.

MICHAELLO, Roberta da Silva. Propostas de atividades utilizando conceitos de topografia. 2016. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS. Disponível em: https://profmat.furg.br/images/TCC/Roberta.pdf. Acesso em: 10, out. 2021

MILLER, Syrilda. Understanding transformations of periodic functions through Art. The Mathematics Teacher, v. 94, n. 8, p. 632-635, Nov. 2001. Disponível em: www.jstor.org/stable/20870834 . Acesso em: 30, Jun. 2021.

MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio, Belo Horizonte, MG, v. 16, n. 02, p. 185-206, maio-ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/CgpBrMQzDYPqkHZ7yKKdqGk/?lang=pt . Acesso em: 10, out. 2021

OCAMPO, Daniel Morim; SANTOS, Marcelli Evans Telles dos; FOLMER, Vanderlei. A Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema, Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 30, n. 56, p. 1014-1030, Dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a09 . Acesso em: 27, Jun. 2021.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria (orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e prática. 2. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021.

REIS, Ana Queli; NEHRING, Cátia Maria. A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 339-364, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p339-364 . Acesso em: 02, Jun. 2021.

RENNIE, Leonie J.; VENVILLE, Grady; WALLACE, John. Learning science in an integrated classroom: Finding balance through theoretical triangulation. Journal of Curriculum Studies, v. 43, n. 2, p. 139-162, Abril 2011. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00220272.2010.509516 . Acesso em 20, jun, 2021.

RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. A história da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 1-17, 18 Fev. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4458 . Acesso em: 18, Jun. 2021.

RIVERA, Glenda Collazo. The Impact of Project Creation on Learning Mathematics in a Transdisciplinary Setting. International Journal of Educational Methodology, v. 6, n. 2, p. 405-421, 2020.

RIZZON, Bruna Moresco; MARCHIORO, Fernanda; GIOVANNINI, Odilon. Proposta de Ação Interdisciplinar para o Ensino de Trigonometria no Ensino Fundamental. Scientia cum Industria, v. 7, n. 3, p. 1-6, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss3p1 . Acesso em: 30, Jun. 2021.

SANTOS, Fernanda Pereira; NUNES, Célia Maria Fernandes; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A Busca de um Currículo Interdisciplinar e Contextualizado para Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Bolema: Rio Claro, SP, v. 31, n. 57, p. 517-536, 2017a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a25 . Acesso em: 01, Jul. 2021.

SANTOS, Fernanda Pereira; NUNES, Célia Maria Fernandes; VIANA, Marger da Conceição Ventura. Currículo, Interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 157-181, 2017b. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p157-181 . Acesso em: 01, Jul. 2021.

SILVA, Maria Mailâne Vieira.; LIMA, Deisiane Linhares.; SOUZA, Maria José Araújo. História da Matemática e atividades com o Teodolito: contribuições do PIBID/UVA para a Aprendizagem da Trigonometria. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v. 4, n. 12, p. 66-78, 1 Jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/27 . Acesso em: 19, Jun. 2021.

UAO, P. D. "1 vídeo (21 min.). Entrevista Yves Lenoir". Publicado pelo Canal 4", 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4fmi1fkMLw0 . Acesso em: 24, Set. 2021. Entrevista realizada dentro do âmbito do Seminário Internacional sobre Interdisciplinariedad en la formación universitaria.

WOODBURY, Sonia. Rhetoric, Reality, and Possibilities: Interdisciplinary Teaching and Secondary Mathematics. School Science and Mathematics, v. 98, n. 6, p. 303-311, Mar. 2010. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1949-8594.1998.tb17425.x . Acesso em 15, jun. 2021.

Downloads

Publicado

2025-08-13