Aplicação de conceitos iniciais de Trigonometria, de forma interdisciplinar, por meio de exemplos topográficos
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade, Resolução de Problemas, Topografia, TrigonometriaResumo
Nesse trabalho são apresentadas propostas de atividades interdisciplinares, aliando a aplicação de conceitos iniciais de Trigonometria com a Topografia, almejando auxiliar docentes e alunos na construção de novos conhecimentos. A metodologia de ensino utilizada é a Resolução de Problemas já que ela favorece a aplicação prática do conhecimento, desafiando os alunos a resolver problemas de forma colaborativa e, para que haja a interdisciplinaridade é fundamental propor um problema que envolva outras áreas do conhecimento. A questão de pesquisa que norteou esse trabalho foi: “é possível a aplicação no ambiente escolar de conceitos iniciais de Trigonometria de forma interdisciplinar, mais especificamente, por meio de exemplos topográficos?” Pretende-se mostrar que a aprendizagem de Matemática é de fato útil e interessante quando está conectada com o dia a dia do aluno. Aplicou-se uma Sequência Didática com alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de uma escola privada de São Paulo. A aplicação da sequência teve um retorno satisfatório por parte dos alunos, contudo acredita-se que a potencialidade seria maior se ela fosse realizada num prazo estendido, com mais de um professor, com atividades externas e com profissionais de outras áreas.
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