Call for the Thematic Dossier: Maximina Maria Freire, 50 years of trajectory: languages, training, complexity and transdisciplinarity as transformative praxis

2025-08-08

Organizadoras:
Tatiane Barros (PUC-SP), Vanessa Ribas Fialho (UFSM) e Cátia Veneziano Pitombeira (UFAL).

Submissões abertas até: 20/10/2025
Publicação prevista: 12/2025

Celebrar 50 anos de trajetória da professora Maximina Maria Freire é mais do que prestar uma homenagem: é abrir espaço para refletir, com profundidade e afeto, sobre uma vida dedicada à educação, à linguagem e à transformação social. Este dossiê temático da revista The ESPecialist convida pesquisadoras(es) do Brasil e do exterior a contribuírem com textos inéditos que dialoguem com os eixos que atravessam sua obra: a Linguística Aplicada em perspectiva transdisciplinar, a complexidade moriniana, o Design Educacional Complexo, a pesquisa hermenêutico-fenomenológica complexa (AHFC), a formação docente crítica, a auto-heteroecoformação e as práticas transmídia.

Maximina é referência incontornável quando pensamos em uma educação que se faz com o outro, em uma pesquisa que escuta, implica e se afeta, em um ensino que integra corpo, palavra, gesto e mundo. Ao longo de sua trajetória, influenciada por pensadores como Paulo Freire, Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Humberto Maturana e tantos outros, construiu uma práxis acadêmica marcada pela escuta sensível, pelo olhar atento, sistêmico que acolhe o diálogo de opostos, contradições e que se faz na ecologia da ação,  pelo rigor ético e pela transgressão amorosa das fronteiras disciplinares.

Serão bem-vindos trabalhos que abordem, entre outros, os seguintes temas:

  • Linguística Aplicada em diálogo com a Complexidade moriniana e a Transdisciplinaridade;
  • Auto-heteroecoformação docente em contextos diversos;
  • Design Educacional Complexo de cursos em modalidades presencial, remoto e a distância;
  • Transmídia, transletramentos e práticas linguísticas contemporâneas
  • Abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa como orientação metodológica de pesquisa;

Ao submeter seu artigo, favor informar ao editor: "Dossiê Maximina Freire".

Referências:
FREIRE, Maximina Maria. A abordagem hermenêutico-fenomenológica como orientação de pesquisa. A pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares: estabelecendo interlocuções em Linguística Aplicada. Publicação do GPeAHF, Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. São Paulo, SP, 2010.

FREIRE, Maximina Maria. Da aparência à essência: a abordagem hermenêutico- fenomenológica como orientação qualitativa de pesquisa. In: ROJAS, J.; MELLO, S.L. (orgs.). Educação, pesquisa e prática docente em diferentes contextos. Campo Grande: Life Editora, 2012.

FREIRE, Maximina Maria. Complex educational design: a course design model based on complexity. Campus-Wide Information System, Vol. 30, N. 3, 2013. p.174-185.

FREIRE, Maximina. Maria.; LEFFA, Vilson J. A auto-heteroecoformação tecnológica. In: MOITA LOPES, L.P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 59-78.

FREIRE, Maximina Maria. Uma abordagem metodológica e uma teoria do conhecimento: relato de um encontro e a emergência de uma tessitura. FREIRE, M. M; BRAUER, K; e AGUIAR, G. Vias para a pesquisa: reflexões e mediações. Cruzeiro do Sul Educacional. Campus Virtual: São Paulo, 2017.

FREIRE, Maximina Maria. Linguística Aplicada, Complexidade e Transdisciplinaridade: tecendo redes de sentido e articulando saberes. Educação & Linguagem, v. 23, n. 1, jan.-jun. 2020. p. 245-26.

FREIRE, Maximina Maria.; SÁ, Cristiane Freire de. Design educacional complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, V.J.; FIALHO, V.R.; BEVILÁQUA, A.F.; COSTA, A.R. (Orgs.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p.88-1

FREIRE, Maximina Maria. Transmedia storytelling: from convergence to transliteracy. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 36, p. 2020360309, 2020.

FREIRE, Maximina Maria.; PETRAGLIA, Izabel. Complexidade: paradigma ou epistemologia? Thomas Kuhn e Edgar Morin para além da terminologia, refletindo sobre contribuições educacionais. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 23, n. 78, p. 979–995, 2023. DOI: 10.7213/1981-416X.23.078.DS01.

FREIRE, Maximina Maria. Design educacional complexo e atitude transdisciplinar: Reflexões sobre uma tessitura pertinente. Rev. Entre Línguas, Araraquara, v. 10, n. esp. 1, e024006, 2024. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19365

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Bertrand Brasil, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015b.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 1999.

NICOLESCU, Basarab. Transdisciplinarity: the Hidden Third, between the Subject and the Object. In: Human and social studies. Iasi, Romênia: Editora da Universidade de Iasi, vol. 1, n. 1, p. 13-28, 2012. ISSN: 2285-5920.

NICOLESCU, Basarab. Transdisciplinarity: Theory and Practice. TheATLAS. 2013.

 

O dossiê aceitará artigos científicos redigidos em português, inglês ou espanhol conforme o escopo da revista.

Sobre a homenageada

Maximina Maria Freire possui graduação em Letras (Português–Inglês) e em Pedagogia; é mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP e doutora em Educação pelo Ontario Institute for Studies in Education, da University of Toronto. Professora e pesquisadora da PUC-SP, atua nas áreas de Linguística Aplicada, Educação, Tecnologia Educacional, Complexidade e Transdisciplinaridade, com ênfase em formação de professores/as, ambientes digitais de aprendizagem, Design Educacional Complexo, Computer Assisted Language Learning (CALL), Educação a Distância (EaD) e práticas transmídia. Lidera o Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) e é Diretora de Projetos e membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin (CEP EM), no Brasil.

Informações adicionais

Período de submissão: 10/08/2025 a 20/10/2025
Normas da revista: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/about/submissions
Contato: dossiemaximina2025@gmail.com