Editorial

Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens

Authors

  • André Effgen Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8710-5363
  • Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Amilton José Freire de Queiroz Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Fernanda Righi Roger Williams University/Bristol
  • Jafte Dilean Robles Lomeli Universidad de Sonora

Keywords:

Educação, Linguística Aplicada, Decolonialidade

Abstract

Recomeçar sempre. Esse é o papel do professor para Freire (1995). Estar aberto para o começo, para o recomeço, para a insubordinação, para reconstruir-se e entender a vida como processo de vir a ser. Ao estar aberto ao novo, recusa-se a burocratizar, a manter a mente em um status quo que não o leve aos ensinos transgressivos, às aprendizagens solidárias. Daí a importância de conjugar a “potência da insubordinação”, conforme sublinha Negri (2001), para tecer um saber em constante ressignificação e flexibilização do olhar didático-pedagógico-teórico-prático frente às nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tal perspetiva significa não parar, mas sim vivenciar a “boniteza” da escuta, escrita e provocações agentivas desde-com as ecologias da esperança do ELLAE, ao espraiar-se no território das conferências, oficinas, minicursos e, agora, na The ESPecialist

Author Biography

André Effgen Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Linguística Aplicada na PUC-SP,  mestre em Estudos Linguísticos pela UFES, professor dos cursos de Letras presencial e ead do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Published

2024-02-14