Editorial
Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens
Keywords:
Educação, Linguística Aplicada, DecolonialidadeAbstract
Recomeçar sempre. Esse é o papel do professor para Freire (1995). Estar aberto para o começo, para o recomeço, para a insubordinação, para reconstruir-se e entender a vida como processo de vir a ser. Ao estar aberto ao novo, recusa-se a burocratizar, a manter a mente em um status quo que não o leve aos ensinos transgressivos, às aprendizagens solidárias. Daí a importância de conjugar a “potência da insubordinação”, conforme sublinha Negri (2001), para tecer um saber em constante ressignificação e flexibilização do olhar didático-pedagógico-teórico-prático frente às nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tal perspetiva significa não parar, mas sim vivenciar a “boniteza” da escuta, escrita e provocações agentivas desde-com as ecologias da esperança do ELLAE, ao espraiar-se no território das conferências, oficinas, minicursos e, agora, na The ESPecialist.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 The ESPecialist

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença