Maria Adelia Menegazzo
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave:
Ecfrase, Poesia contemporânea brasileira, Artes visuais
Resumo
Este artigo pretende examinar o exercício ecfrástico como fator de ampliação do sentido de uma obra de arte. No limite da descrição, as leituras realizadas por poetas brasileiros contemporâneos de obras de arte visual demonstram as vantagens da prática, afirmando-se para além da mera intertextualidade ou de um ponto de partida para criação. Buscamos demonstrar que o poeta age na interpretação dos signos não-verbais por meio de signos do sistema verbal, acrescentando elementos da própria poética e, neste processo, intensificam-se as qualidades e os sentidos tanto do poema quanto da obra de arte visual.
Biografia do Autor
Maria Adelia Menegazzo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada. Professora do Programa dePós-graduação em Estudos de Linguagens, do Centro de Ciências Humanas e Sociaisda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.