Apontamentos sobre a presença das classes populares na literatura brasileira: representação, autorrepresentação e propostas para uma historiografia
Autores
Julio Cezar Bastoni da Silva
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/PNPD-Capes)
Palavras-chave:
Representação, Autorrepresentação, Literatura e classes populares no Brasil, Historiografia literária
Resumo
O artigo apresenta algumas reflexões de uma pesquisa em curso sobre a questão da presença das classes populares na literatura brasileira, e se centra, nesse trabalho, na dualidade entre representação e autorrepresentação. Nesse sentido, tratam-se de alguns apontamentos que visam oferecer propostas para mirar a questão em forma historiográfica, oferecendo possibilidades de análise de autores da tradição literária brasileira que, não obstante, podem servir como formas de entrada e diálogo com os debates contemporâneos acerca do tema, tal como se percebe a partir das obras de Euclides da Cunha, Clarice Lispector e Lima Barreto.
Biografia do Autor
Julio Cezar Bastoni da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/PNPD-Capes)
Licenciado em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, campus Araraquara (UNESP/FCLAr). Pós-doutorando e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit)