Imagens do trabalho nos séculos XX e XXI: movimentos do sentido nas representações do corpo associadas à esfera produtiva

Autores

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Tânia Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

communication and consumption, representations of the body, representations of labor, biopolitics, photographs, advertising

Resumo

Pretende-se, neste artigo, investigar as representações do mundo do trabalho e dos corpos localizados na esfera produtiva a partir de registros fotográficos e peças publicitárias, em recorte histórico. Buscamos estudar os movimentos de sentido das representações de corpo associadas ao trabalho, com enfoque nas condições de produção e nas visões de mundo do momento sócio-histórico em que estão contextualizadas. Delimitamos três momentos históricos para a análise: 1) fotografias das primeiras décadas do século XX, quando o corpo do trabalho é associado às instalações industriais e à sociedade da produção, decorrente da Revolução Industrial; 2) imagens publicitárias de meados do século XX, quando o corpo do trabalho é incorporado às estratégias de propaganda do socialismo soviético; 3) por fim, imagens do corpo do trabalhador registradas na publicidade globalizada do início do século XXI, quando o corpo é associado à esfera do consumo.

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