Arca Russa, Arca de Contradições

Autores

  • Marcos Kahtalian Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Este artigo propõe uma avaliação crítica do filme Arca Russa (Sokúrov, 2002) com base na concepção de história do cinema a partir dos estilos fílmicos proposta por David Bordwell. O artigo procura evidenciar como subsistem noções de estilo na análise desse filme, gerando problemas e contradições para os programas de pesquisa. No centro deste debate estão os elogios e críticas sobre a exacerbação do plano sequência como figura de linguagem e a persistência de concepções de estilo orientando a teoria. Palavras chave: Estilos fílmicos. Sokúrov. Programas de pesquisa.

Biografia do Autor

Marcos Kahtalian, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduado em Comunicação Social pela UFF, Mestre em Multimeios pela Unicamp, Doutorando em Comunicações e Linguagens pela UTP.

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Publicado

2012-06-27

Edição

Seção

Dossiê | Dossier