O futuro da filosofia, parte dois: O que acontece com o homem ou o boi individual?
Palavras-chave:
Aristóteles, Descartes, Franz Brentano, Reísmo, Categorias, Substancialismo, FenomenologiaResumo
Em um texto anterior, escrito para a Geltung, argumentei que, após as duas guerras mundiais, a divisão analítica-continental nos deixou com dois mundos filosóficos incompletos, e que uma reconciliação é necessária para que a filosofia se torne inteira novamente. Aqui, proponho mostrar que uma reconciliação adicional é necessária, entre a filosofia subjetivamente orientada do cogito de Descartes e a filosofia objetivamente orientada do substancialismo antigo e medieval. Em vez de vermos a filosofia contemporânea como evidência de progresso na filosofia, da mesma forma que vemos a ciência e a tecnologia como tendo progredido ao longo do tempo, deveríamos, na verdade, ver a filosofia contemporânea — e, de fato, grande parte da filosofia desde Descartes — como complementar à filosofia antiga e medieval. Cada um desses dois mundos filosóficos começa com um dos dois possíveis pontos de partida filosóficos — a realidade exterior ou a realidade interior — e a filosofia se torna completa quando esses pontos são devidamente distinguidos e relacionados. Isso é, naturalmente, uma afirmação muito ampla, e certamente não antecipo que seja aceita sem mais explicações. Assim, para torná-la pelo menos algo gerenciável e plausível, concentro-me na ontologia realista tardia de Franz Brentano, que fornece um exemplo, a partir das raízes da filosofia contemporânea, de uma espécie de aristotelismo cartesiano, ou seja, uma mistura de visão substancialista e métodos fenomenológicos, que acredito mostrar a necessidade de maior clareza no futuro sobre as ramificações dos nossos pontos de partida.
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