VERBAL, VISUAL E ARTICULAÇÕES DE SENTIDO: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TRABALHO POR JOVENS APRENDIZES
Palavras-chave:
enunciado concreto, dialogismo, escola técnico-profissionalizanteResumo
Este artigo investiga como a noção de trabalho é construída verbo-visualmente num relatório de pesquisa confeccionado por aprendizes de uma escola técnico-profissionalizante. A análise partiu do conceito de enunciado concreto construído por Bakhtin e seu Círculo (1929/ 2004), que considera a enunciação uma resposta a um enunciado concreto, no processo de interação social entre os sujeitos que participam dessa relação. Os resultados indicaram que o visual tem caráter ilustrativo, mas significativo no sentido de que é um fragmento de um momento particular de uma “realidade” e que colabora para a compreensão da representação de trabalho que se constrói no texto.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 1969 Márcia Garbini Franco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
