A MOTIVAÇÃO COMO UM FATOR DETERMINANTE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autores
Claudecy Campos NUNES
Universidade de Taubaté - UNITAU
Palavras-chave:
Língua estrangeira, Ensino-aprendizagem, Motivação.
Resumo
Este artigo busca refletir sobre a motivação no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Objetiva evidenciar a relevância da motivação no ensino e na aprendizagem de um idioma estrangeiro. Na realização deste trabalho, foram adotadas as contribuições teóricas de Deci e Ryan (1985), Dörnyei (2005), Gardner (2010), Hadfield e Dörnyei (2013), Lightbown e Spada (2013), Schwartz (2014), entre outros, da linha de pensamento relativa à motivação na aprendizagem de língua estrangeira. Concluímos que a motivação é um fator determinante do ensino e da aprendizagem de uma língua adicional, sendo considerada como um elemento central no processo de ensino-aprendizagem de línguas.
Biografia do Autor
Claudecy Campos NUNES, Universidade de Taubaté - UNITAU
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté-UNITAU