SABERES EM DIÁLOGO NA APRENDIZAGEM DO SER PROFESSOR
Autores
Maria Izabel de Bortoli HENTZ
Universidade Federal de Santa Catarina
Nara Caetano RODRIGUES
Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de língua, Gênero conto.
Resumo
Neste artigo, analisamos a constituição de trajetórias do fazer docente, quando estagiários-professores são desafiados a assumirem a autoria de sua prática pedagógica. Para tanto, descrevemos e analisamos dois processos de elaboração didática para ensino do gênero conto, com ênfase na literatura africana, em duas turmas de 1º ano do ensino médio. Como orientação teórico-metodológica, assumimos a perspectiva sócio-histórica. Os resultados indicam que, na aprendizagem da docência, possibilitada no contexto do estágio, os estagiários-professores agenciaram diferentes saberes, colocando em diálogo vozes de outras culturas, do cotidiano dos alunos, da esfera oficial, além dos saberes específicos da disciplina de Língua Portuguesa.
Biografia do Autor
Maria Izabel de Bortoli HENTZ, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Departamento de Metodologia de Ensino
Nara Caetano RODRIGUES, Universidade Federal de Santa Catarina
Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação