COMPLEXIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NORTEADAS PELO DESIGN EDUCACIONAL COMPLEXO
Autores
Marina Borges MURIANA
PUC-SP
Solange Lopes Vinagre COSTA
PUC-SP
Palavras-chave:
ensino-aprendizagem de inglês, design educacional complexo, complexidade, abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa.
Resumo
Este artigo apresenta duas experiências de ensino-aprendizagem de inglês, uma presencial e outra virtual, desenvolvidas à luz da complexidade (MORIN, 2015a). Ambas buscaram compreender a percepção dos alunos sobre situações de ensino-aprendizagem fundamentadas no design educacional complexo (FREIRE, 2013). Tal design pode orientar professores e desenvolvedores na criação de cursos ou atividades que, além de conteúdo específico, contemplem incertezas e permitam a coautoria dos alunos. As emergências das pesquisas, realizadas por meio da fundamentação metodológica da abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2017), indicaram a percepção de que as situações de ensino-aprendizagem, entendidas como complexas, distinguem-se de outras de cunho tradicional.