Este trabalho propõe uma reflexão a partir das resenhas literárias publicadas na rede social Instagram. É uma pesquisa descritiva e quanti-qualitativa que analisou 10 perfis que promovem leitura de obras literárias com postagens regulares chamadas pelos usuários de resenhas. O suporte teórico e metodológico principal fundamenta-se em Swales (1990), Carvalho (2005), Bezerra (2002) e Alves Filho (2018). As resenhas apresentaram 10 subfunções já descritas por Carvalho (2005), 2 descritas em Bezerra (2002) e 1 nova. Foram identificados três propósitos comunicativos: oferecer um parecer para possíveis leituras, criar uma expectativa concreta da leitura e estabelecer um vínculo com o leitor.
Biografia do Autor
Jhussyenna Reis de OLIVEIRA, Universidade Federal do Piauí
Mestranda em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - bolsista CAPES
Francisco das Chagas Gonçalves OLIVEIRA, Universidade Federal do Piauí
Mestrando em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI) - bolsista CAPES
Francisco ALVES FILHO, Universidade Federal do Piauí
Docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí / Doutor em Linguística (Unicamp)