O impacto da participação em Universidade Aberta à Terceira Idade no desempenho cognitivo

Autores

  • Priscilla Tiemi Kissaki
  • Thaís Bento Lima-Silva
  • Tiago Nascimento Ordonez
  • Ruth Caldeira de Melo
  • Samila Sathler Tavares Batistoni
  • Marisa Acciolly Domingues
  • Andrea Lopes
  • Mônica Sanches Yassuda
  • Meire Cachioni

Palavras-chave:

Envelhecimento, Cognição, Idoso, Universidade Aberta à Terceira Idade

Resumo

Este estudo investigou se a participação de idosos em uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) pode contribuir para a manutenção do desempenho cognitivo. Foram entrevistados 180 idosos no início do primeiro ou do segundo semestres de 2010 e após seis meses de participação. Foram utilizadas questões sociodemográficas, a Escala de Depressão Geriátrica, o Mini-Exame do Estado Mental, a Fluência Verbal categoria animais, o Short Cognitive Test e o tempo de participação na UnATI EACH-USP. Os resultados do pré-teste confirmaram dados prévios sobre o impacto da escolaridade, idade e renda no desempenho cognitivo. Os dados de evolução indicaram que os idosos apresentaram melhor desempenho em tarefa de memória episódica no pós-teste. Os dados sugerem que a participação na UNATI pode favorecer a manutenção das habilidades cognitivas.

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