Análise da funcionalidade de idosos hospitalizados em uma enfermaria de Clínica Médica

Autores

  • Daniela Gabriel Rovigatti de Souza Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIAN, Brasil.
  • Flávia Doná Fisioterapeuta, Pós-Doutora em Ciências, UNIFESP, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN.
  • Vanessa da Nóbrega Dias Fisioterapeuta. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN. Docente do Centro Universitário Facex, Unifacex.
  • Denise Alves dos Reis Maia Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, UNIAN, Brasil.
  • Naira de Fátima Dutra Lemos Assistente Social. Mestre em Ciências da Saúde, UNIFESP. Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso, PADI. Disciplina de Geriatria e Gerontologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.
  • Juliana Maria Gazzola Fisioterapeuta. Doutora em Ciências, UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN.

Palavras-chave:

Atividades Cotidianas, Hospitalização, Saúde do Idoso.

Resumo

Analisar a funcionalidade dos idosos internados na enfermaria de um Hospital Geral Estadual de São Paulo. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, desenvolvido com 100 idosos, idade igual ou superior a 60 anos, internados em até 24 horas. As seguintes variáveis foram analisadas: sociodemográficas e clínico-funcionais. Os idosos com faixa etária avançada e alterações clínicas-funcionais apresentam diminuição da funcionalidade, com dependência parcial nas atividades instrumentais de vida diária.

Palavras-chave:

Biografia do Autor

Daniela Gabriel Rovigatti de Souza, Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIAN, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIAN, Brasil.

 

Flávia Doná, Fisioterapeuta, Pós-Doutora em Ciências, UNIFESP, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN.

Fisioterapeuta, Pós-Doutora em Ciências, UNIFESP, Docente do Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN.

Vanessa da Nóbrega Dias, Fisioterapeuta. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN. Docente do Centro Universitário Facex, Unifacex.

Fisioterapeuta. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN. Docente do Centro Universitário Facex, Unifacex.

 

Denise Alves dos Reis Maia, Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, UNIAN, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, UNIAN, Brasil.

Naira de Fátima Dutra Lemos, Assistente Social. Mestre em Ciências da Saúde, UNIFESP. Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso, PADI. Disciplina de Geriatria e Gerontologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

Assistente Social. Mestre em Ciências da Saúde, UNIFESP. Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso, PADI. Disciplina de Geriatria e Gerontologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

 

Juliana Maria Gazzola, Fisioterapeuta. Doutora em Ciências, UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN.

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências, UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos