A velhice e a exterioridade: o olhar do outro na velhice, uma compreensão existencial.

Autores

  • Laís Nadai Tavares Psicologia. Filiação à Universidade Estadual de Maringá, UEM. Professora universitária na UniCesumar, no Departamento de Psicologia, atuando nas áreas de Processos Psicológicos Básicos e de Psicoterapia Existencial Humanista.
  • Lucia Cecilia da Silva Psicologia. Filiação à Universidade Estadual de Maringá, UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Diretora do Veredas Instituto de Psicologia, Arte e Cultura. Atua e pesquisa nas áreas de Psicologia da Saúde na abordagem fenomenológico-existencial. E-mail: lcsilva2@uem.br

Palavras-chave:

Idoso, Relação, Vivência.

Resumo

A velhice é um fenômeno biopsicossocial e cultural que apresenta transformações em nível de exterioridade. Com as mudanças do corpo, o externo passa a refletir o envelhecimento do indivíduo. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão da importância do olhar alheio no processo de envelhecimento e na vivência da velhice. Para isso, baseia-se no existencialismo de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre.

 

Biografia do Autor

Laís Nadai Tavares, Psicologia. Filiação à Universidade Estadual de Maringá, UEM. Professora universitária na UniCesumar, no Departamento de Psicologia, atuando nas áreas de Processos Psicológicos Básicos e de Psicoterapia Existencial Humanista.

Psicóloga, CRP 08/21107. Filiação à Universidade Estadual de Maringá, UEM. Professora universitária na UniCesumar, no Departamento de Psicologia, atuando nas áreas de Processos Psicológicos Básicos e de Psicoterapia Existencial Humanista.

 

Lucia Cecilia da Silva, Psicologia. Filiação à Universidade Estadual de Maringá, UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Diretora do Veredas Instituto de Psicologia, Arte e Cultura. Atua e pesquisa nas áreas de Psicologia da Saúde na abordagem fenomenológico-existencial. E-mail: lcsilva2@uem.br

Psicóloga, CRP 08/2207. Fliação            à Universidade Estadual de Maringá, UEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Diretora do Veredas Instituto de Psicologia, Arte e Cultura. Atua e pesquisa nas áreas de Psicologia da Saúde na abordagem fenomenológico-existencial.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Edição

Seção

Artigos