Apresentação: nova pandemia, velhas opressões
Palavras-chave:
Covid-19, opressões, resistênciasResumo
Diferentemente do estonteante século XX, que começou, prosseguiu e terminou em uma sucessão de cataclismas, cada um deles produzindo a forte sensação de que um mundo se encerrava, as duas primeiras décadas do presente século assemelham-se a placas tectônicas cujo movimento é quase imperceptível e a perspectiva de que se choquem não tira o sono, não impulsiona grandes mobilizações de massas, não atropela a vivência cotidiana de quase todo mundo.
A pandemia de Covid-19 acabou com isso. Foi percebida imediatamente como uma gravíssima ameaça em nível planetário que coloca, no curtíssimo prazo, a espécie humana em risco. Como se fosse um simulacro da primeira grande guerra (1914-18), o combate se apresentou como uma “guerra total” que, portanto, só pode ser travada por meio de uma “mobilização total”...
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.
