Clóvis Moura e Cedric Robinson: diálogos sobre a Tradição Radical Negra

Autores

  • Fábio Nogueira Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Clóvis Moura, Cedric Robinson, tradição radical negra, quilombo, rebelião negra, mudança social

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo entre o pensamento de Clóvis Moura, em sua obra O negro: de bom escravo a mau cidadão?, de 1977, e o conceito de “tradição radical negra” do afro-norte-americano Cedric Robinson, presente em seu livro Marxismo negro: a invenção da tradição radical negra, de 1983. O presente artigo busca identificar as convergências e divergências entre as ideias de Moura e Robinson, destacando a importância da luta e resistência dos negros na formação de uma tradição radical própria e sua relevância para uma ciência social que supere a sua tendência de “racionalização” das desigualdades raciais.

Biografia do Autor

Fábio Nogueira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Salvador-BA, Brasil.

Referências

BASTIDE, Roger. O sonho, o transe e a loucura. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

BORDA, Erick Wellington Barbosa. Entre racializações: Oliver C. Cox e a sociologia. Sociedade e Estado, Brasília, vol. 36, n. 1, p. 293-315, 2021.

COX, Oliver. Capitalism is a System. New York: Monthly Review Press, 1964.

CRUSE, Harold. The crisis of the negro intellectual. A Historical Analysis of the Fairlure of Black Leadership. New York: New York Review of Books, 2005.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. 2 vols. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1994.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.

FRASER, Nancy. Do neoliberalismo progressista a Trump – e além. Política e Sociedade, Florianópolis , vol. 17, n. 40, p. 43-64, 2018.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano, Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio. Modernidades negras. A formação racial brasileira (1930-1970). São Paulo: Editora 34, 2001.

HARRIS, Marvin. Patterns of Race in the Americans. Nova Iorque: Walker, 1964.

HOETINK, Harmannus. Caribbean Race Relations: A Study of Two Variants. Londres: Oxford University Press, 1967.

MOURA, Clóvis. História do negro brasileiro. São Paulo: Editora Dandara, 2023.

_____. O negro: de bom escravo a mau cidadão? São Paulo: Editora Dandara, 2022.

_____. Os quilombos e a rebelião negra. São Paulo: Editora Dandara, 2022a.

_____. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

_____. As injustiças de Clio: o negro na historiografia brasileira. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1990.

_____. História do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1989.

_____. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Editora Ática, 1988.

_____. Brasil: as raízes do protesto negro. São Paulo: Global, 1983.

_____. Os quilombos e a rebelião negra. São Paulo: Brasiliense, 1981.

_____. A sociologia posta em questão. São Paulo: Livraria Ciências Humanas, 1978.

_____. O negro: de bom escravo a mau cidadão? Rio de Janeiro: Conquista, 1977.

_____. Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. São Paulo: Edições Zumbi, 1959.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005, p.117-142.

ROBINSON, Cedric. Marxismo negro: a invenção da tradição radical negra. São Paulo: Editora Perspectiva, 2023.

_____. Marxismo negro. La formación de la tradicción radical negra. Madrid: Traficante de Sueños, 2021.

_____. Black Marxism: the making of the black radical tradition. London: Zed Press, 1983.

Downloads

Publicado

2023-06-30