Cena burlesca: O uso do humor nas imagens dos candidatos nas eleições de 1989, 2002, 2006

Autores

  • Cristina Maranhão
  • Silvana Gobbi Martinho

Palavras-chave:

imagens fotográficas, mídia impressa, campanhas presidenciais, humor

Resumo

Existem certos enunciados simbólicos nas eleições no qual políticos buscam preencher a fim de construir o melhor candidato possível para vencer a disputa eleitoral. As imagens publicadas na mídia tentam preencher tais enunciados, utilizando fotos com criança, lideranças políticas entre outras. São veiculadas imagens que não descaracterizem o candidato, porém dependeram da disputa política que se desenha. O trabalho procura analisar as imagens publicadas nas revistas Veja e IstoÉ das campanhas presidências de 1989, 2002 e 2006 que estabeleçam interações entre o humor e as imagens dos principais candidatos. A exposição de situações humorísticas dos candidatos tem como objetivo dessacralizar o poder. Assim, constatamos que as características de um humor ridicularizador irá contrabalancear os aspectos conflitivos e polêmicos da intenção da imagem.

Downloads

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Política