O consumo de música regional como mediador da identidade
Palavras-chave:
Mídia, consumo cultural, identidade regionalResumo
O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grandedo Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a músicacampeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros apresentamsecomo concorrentes, opondo o campo à cidade e a tradição à modernidade. Aose analisar o consumo dos gêneros musicais na vida cotidiana, o que se observasão tendências contraditórias e complementares: o consumo enquanto distinçãoe enquanto comunicação (García Canclini, 1996). Por um lado, ele permite quegrupos sociais se confrontem e se mantenham como opositores; por outro, ashibridações entre o culto e o popular entre o moderno e o tradicional servempara unir e comunicar experiências diferenciadas e desiguais.Downloads
Edição
Seção
Dossiê Juventudes: práticas político-culturais e alinhamentos metodológicos
Licença
Copyright (c) 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.