A criança no contexto publicitário

Autores

  • Ana Luisa Antunes Dias Unesp, FCL Assis
  • Elizabeth Piemonte Constantino Unesp, FCL Assis

Palavras-chave:

mídia, publicidade, representação, infância, criança

Resumo

O presente artigo objetiva verificar como a criança é representada na mídia brasileira. De cunho bibliográfico, a pesquisa identificou estereótipos infantis empregados no contexto da publicidade impressa e televisiva. Na introdução foram delineadas considerações acerca da relação entre capitalismo e publicidade e infância e propaganda bem como a utilização da criança como público-alvo de anúncios comerciais. A respeito dos modelos de representação infantil, pôde-se observar no contexto publicitário contemporâneo a presença da criança nativa digital. Essa criança, nascida a partir do século XXI, é caracterizada pela familiaridade nata com as tecnologias digitais que passam a ter papel relevante nos processos de comunicação e aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Luisa Antunes Dias, Unesp, FCL Assis

Elizabeth Piemonte Constantino, Unesp, FCL Assis

Downloads