Falsas alegações de abuso sexual infantil: o contexto do trabalho do psicólogo brasileiro

Autores

  • Tamara Brockhausen PUC-SP, Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia

Resumo

Em face a constantes mudanças e atualizações necessárias ao trabalho do psicólogo, este artigo pretende abordar problemáticas emergentes na área da psicologia jurídica que surgem em avaliações psicológicas e nas emissões de documentos escritos em casos de alegação de abuso sexual infantil. Novas discussões têm sido geradas no meio profissional, como por exemplo, a respeito das falsas alegações de abuso sexual e dos falsos testemunhos infantis, que aparecem muitas vezes ligados ao contexto de separação litigiosa ou da Síndrome de Alienação Parental como sustentam alguns especialistas. A discussão das falsas alegações praticamente inexiste na literatura da psicologia brasileira anteriormente ao ano 2000. Pretendemos debater a matéria de forma a trazer questionamentos a pratica profissional, além de identificarmos algumas crenças que podem influenciar o trabalho do psicólogo, contribuir com novas abordagens, teorias e métodos ao assunto em evidência. O estudo ainda busca atualizar alguns determinantes sociais, históricos, culturais e profissionais que envolvem o presente tema, como importante elemento ao entendimento das questões trazidas. O artigo se destina aos operadores de direito em geral, aos psicólogos que atuam tanto em instituições especializadas em abuso sexual infantil como no consultório particular.

Biografia do Autor

Tamara Brockhausen, PUC-SP, Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia

Psicóloga pela PUC-SP, especialista em psicologia clínica e jurídica, mestre pela USP com tema em Síndrome de Alienação Parental. Texto elaborado a partir de contribuições de psicologia em áreas afins. Apoio FAPESP pela concessão de bolsa mestrado para pesquisa em Síndrome de Alienação Parental na Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

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Artigos Teóricos